Exercícios e Treinos

05/09/2015 11:07 - Atualizado em 06/12/2016 04:48

Precisão nos exercícios é o segredo para definir o abdômen

Com alimentação equilibrada e exercícios regulares, é possível trincar a barriga sem paranoias.

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Redação

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Conquistar a barriga dos sonhos não precisa ser algo impossível. Ainda que definir o abdômen requeira dedicação e foco, existem exercícios e hábitos que podem facilitar o processo e trazer bons resultados.

Segundo o personal trainer da CP Trainer Assessoria Esportiva Dênis Crozariol, para desenvolver a musculatura é necessário impor uma sobrecarga. Assim, com exercícios abdominais de flexão do tronco ou da coxa, os músculos se contraem e se fortalecem. Confira a seguir dicas para trincar a barriga.

mulher sarada na bola para definir o abdomen

Dicas para definir o abdômen

Para Dênis, não é possível apontar exercícios perfeitos, pois a execução é que fará toda a diferença. “Procure sempre orientação de um profissional de Educação Física, pois alguns exercícios abdominais são muito polêmicos. O conhecimento pode esclarecer várias dúvidas com relação aos músculos trabalhados e à eficiência desses exercícios para o fortalecimento da parede abdominal.”

O personal afirma que, para definir o abdômen, os exercícios podem ser executados sobre uma superfície instável, como uma bola, por exemplo, ou somente com as costas apoiadas e os pés para cima. Uma superfície estável e plana também proporciona um exercício eficiente e com bons resultados.

De acordo com o profissional, o tempo é algo relativo, em se tratando de atividades físicas. “Pode variar, pois existe uma série de fatores que podem ajudar ou atrapalhar a tão sonhada barriga chapada. Temos casos de alunos que em 16 dias já obtiveram resultados visualmente significativos com muita determinação, disciplina alimentar e treino pesado”, ressalta Dênis.

Ele afirma que, ao seguir uma dieta equilibrada e uma rotina regular de exercícios físicos, em dois ou três meses já é possível ver resultados animadores.

infografico definir o abdomen

Hábitos e cuidados

Conforme o profissional, é essencial respeitar as habilidades e as limitações funcionais para que se obtenha melhor execução e segurança nos exercícios abdominais.

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Para Dênis, sendo um iniciante ou não, é necessário dar atenção para a proteção da lombar durante a execução do exercício abdominal, tentando mantê-la sempre totalmente apoiada no chão ou na superfície em que está sendo feito o exercício.

Uma dica do personal é concentrar a força somente na musculatura do abdômen. “Para facilitar essa percepção de força, coloque algo sobre o umbigo para que tenha algo para focar”, aconselha.

Dênis ressalta, ainda, o controle da quantidade de alimentos. “Ao finalizar uma refeição, com a sensação de que ainda caberia um pouco mais, não coma para distender as paredes do estômago. Quanto mais você o dilata, ele pede cada vez mais comida”, alerta.

Além disso, o personal aponta que, para definir o abdômen, você precisará cuidar o que compra no supermercado. “Não tenha em sua dispensa petiscos, balas, chicletes, refrigerantes, docinhos, bombons, sucos, cafezinhos, excesso de frutas e pães. Tudo isso deverá ser eliminado do dia a dia”, destaca.

Você acha que consegue? Ou ainda falta disciplina? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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