Exercícios e Treinos

03/11/2015 01:42 - Atualizado em 31/12/2016 06:52

Pliometria melhora o desempenho no treino

Os principais exercícios são saltos e corridas, que podem ser adicionados à sua rotina fitness.

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Redação

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A pliometria é destaque em treinos de crossfit e circuito Os exercícios, que misturam pulos e corridas, trabalham os músculos como molas, armazenando energia e explodindo na hora do movimento.

Diogo Capitânio, professor da academia Fórmula de São Bernardo do Campo-SP, explica: “É um ciclo de alongamento e encurtamento que tem papel decisivo em modalidades esportivas como correr, lançar ou saltar”.

Segundo o profissional, a capacidade de explosão é aumentada após a contração do músculo. “O conceito é baseado na noção de que a potência de qualquer contração pode ser aumentada se for imediatamente procedida de uma contração excêntrica do mesmo músculo”, comenta. Saiba mais sobre a pliometria e veja como utilizá-la no seu treino.

Aposte na pliometria com segurança

atleta saltando em exercício de pliometriaA pliometria, assim como outras atividades, deve ser praticada de acordo com os objetivos do aluno.

"Ela geralmente é usada no início de sessões de treinamento, mas nada impede de usá-la em outras partes do treino", comenta o educador físico.

Os melhores exercícios pliométricos são os saltos. Existem diversos tipos, que podem se diferenciar na altura ou na distância do pulo. O essencial é conversar com o seu instrutor e pedir dicas.

“Você deve procurar seu treinador e, junto com ele, encontrar os melhores e mais adequados exercícios para o treino.”

De acordo com Capitânio, a vantagem da pliometria é melhorar a capacidade do músculo de exercer explosão, ou seja, ter uma resposta mais rápida, com mais força e segurança ao praticar as atividades esportivas.

Além  disso, ela potencializa a queima de gordura e garante o fortalecimento muscular.

Todos podem praticar esse tipo de treino. O importante é identificar as limitações de cada atleta. Em casos de patologia, principalmente nos joelhos, os exercícios pliométricos podem não ser recomendados, já que há o risco de prejudicar ou agravar lesões, devido ao forte impacto.

Pessoas obesas, idosas e em grupos de risco podem apostar nesses exercícios, desde que a amplitude dos movimentos seja diminuída. Também se pode esperar até o “aluno ter mais força para depois praticar”, lembra Capitânio.

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Pratique em casa

Os exercícios pliométricos não demandam acessórios caros. Eles pedem apenas concentração e esforço total. Confira duas opções para um treino pesado em casa. Lembre-se, porém, de se consultar com um profissional antes de apostar nessas atividades.

Pliometria no banco

Posicione um banco à sua frente. Abaixe-se flexionando os joelhos, pule e junte os dois pés na base do banco, fazendo esforço para subir. Depois, salte de costas para o chão. Repita 20 vezes. Você pode potencializar o exercício usando diversos bancos à sua frente e saltando de um para outro.

Salto no lugar

Fique de pé, abaixe-se para ganhar impulso e pule para cima. Tente manter as pernas alinhadas, levantando os joelhos ao mesmo tempo. Volte novamente para a posição inicial. Repita 20 vezes.

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