Exercícios e Treinos

18/08/2014 11:44 - Atualizado em 03/12/2016 09:23

Pilates funcional é novo conceito de exercícios para a saúde corporal

Pilates funcional agrega atividades de musculação e RPG à modalidade convencional.

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Redação

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Você já deve ter ouvido falar do pilates, que é um exercício que trabalha a postura, resultando em ganho de força e de flexibilidade. Pensando nessas atividades, profissionais desenvolveram o pilates funcional, novo método que combina o pilates convencional a outras técnicas, como RPG e musculação.

Inovações do pilates funcional

A diferença entre ambos está nos objetivos. O pilates convencional trabalha o condicionamento físico com o bem-estar e a respiração. As atividades desenvolvidas não oferecem impactos articulares, a intensidade é moderada e os movimentos não focam no emagrecimento e sim, na postura.

Já o pilates funcional tem a mesma base do condicionamento físico, entretanto, ele é mais dinâmico e os movimentos são mais intensos, tendo o objetivo de proporcionar o emagrecimento.

pilates-funcional

O pilates funcional trabalha todos os grupos musculares de uma só vez, não se preocupando com apenas uma musculatura isoladamente. Os treinos são mais pesados, apesar de a técnica buscar se exercitar por meio dos movimentos naturais do corpo (agachar, empurrar, puxar, levantar, saltar, correr).

Benefícios do pilates funcional

O principal benefício do pilates funcional aparece no fato de ele proporcionar uma movimentação melhor do corpo. Após alguns treinos, você vai sentir uma melhora também na sua resistência, coordenação, agilidade e equilíbrio. Como os treinos são específicos com as necessidades de cada aluno, você vai poder corrigir aquele seu ponto fraco.

Além disso, os exercícios funcionais podem auxiliar a evitar possíveis lesões. Isso porque o treino melhora o equilíbrio e faz a pessoa se movimentar melhor, estando menos propícia a ter torções e contusões.

Os exercícios trabalham os músculos do tronco e da pelve (também conhecida como bacia) e desenvolvem a musculatura para um melhor desempenho na rotina de trabalho, lazer, ajudando a se ter uma maior qualidade de vida.

Modalidade é bastante acessível

O interessante do pilates funcional é que ele pode ser executado tanto por um atleta, que está acostumado a praticar exercícios físicos, quanto por uma pessoa sedentária, que queira começar a praticar. Em ambos os casos, os exercícios vão trazer benefícios aos praticantes.

As atividades funcionais utilizam aparelhos do pilates convencional, como a bola suíça, a prancha de equilíbrio e outros recursos específicos. A única diferença é que esses materiais são adaptados para outros tipos de exercícios, que sejam mais dinâmicos e, consequentemente, colaborem para a perda de gordura corporal.

É sempre importante lembrar que, independentemente do tipo de pilates, esses exercícios trabalham muito a postura. Então, é preciso cuidar ao máximo para que, durante as atividades, a postura seja priorizada. Assim, será possível executar o movimento da melhor forma possível e ainda conseguir bons resultados com essa prática para o corpo.

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