Marcio Atalla

ESPECIALIDADE

Educação Física

ONDE ATENDE

São Paulo

Marcio Atalla

Apresentação

Marcio Atalla é o nome na área de saúde e movimento de maior credibilidade no Brasil. Se engajou há alguns anos a passar informações para o público sobre a importância de se ter qualidade de vida através da atividade física. Com isso, criou seus sites bemstar.com.br e marcioatalla.com.br, esteve à frente da Revista Bem-estar e lançou o programa Bem-estar na TV a cabo, através do canal GNT. Depois fez um projeto para a Revista Época, escreveu 3 livros e fez uma parceria com a Sony lançando um DVD de atividade física e alimentação saudável. Recentemente levou ao programa Fantástico o reality Medida Certa, que está para começar sua nova edição.

O que Trata

Especialista em qualidade de vida através do movimento, da atividade fisica e alimentação equilibrada.

Formação Acadêmica

Professor de Educação Física, com especialização em treinamento de alto rendimento e pós-graduação em Nutrição Aplicada ao Exercício e Doenças Crônicas, cursos da USP.

Cargos e Títulos

Especialização em treinamento para atletas profissionais na USP. Pós-graduação em Nutrição Aplicada ao Exercício e Doenças Crônicas na USP.

Exercícios e Treinos

30/05/2014 09:00 - Atualizado em 03/12/2016 08:46

Perguntas Frequentes sobre Atividade Física

Marcio Atalla esclarece 5 dúvidas comuns sobre atividade física.

POR

Marcio Atalla

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O preparador físico das estrelas Marcio Atalla responde dúvidas comuns sobre atividade física e dá dicas de como entrar em forma. Confira!


1. Tenho pressão alta e ouço muito dizer que atividade física é bem indicada. Qualquer atividade física é liberada no meu caso?

A melhor atividade física para quem tem hipertensão arterial é a atividade aeróbia, como caminhar, correr, nadar, pedalar... Essas atividades se caracterizam por serem de intensidade moderada, ou seja, a sensação de esforço não deve ser alta e a duração de mais de 30 minutos. Como toda atividade física, o mais importante é que seja feita regularmente para serem colhidos os benefícios. Pelo menos quatro vezes na semana seria o ideal. As atividades de força, como a musculação, devem ser feitas com muito cuidado e orientação, o ideal é que sejam executadas com carga moderada. Evite atividades físicas intensas. 

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2. Faço Pilates uma vez por semana e plataforma vibratória também uma vez. Está bom? Não tenho muita disposição pra mais que isso...

Na verdade a freqüência com que você se exercita é insuficiente, deveria tentar fazer pelo menos 3 vezes para ter melhores resultados. Além disso, seria ideal que você acrescentasse uma caminhada, como atividade aeróbica, também, duas vezes na semana pelo menos. Comece com 30 minutos e depois vá aumentando gradualmente, até conseguir completar 60 minutos. Com isso, você acumularia pelo menos 4 horas de exercício por semana, e teria um aumento considerável no gasto calórico, para melhorar sua disposição e ajudar no emagrecimento! 

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3. Estou começando a correr e queria saber qual a intensidade correta. Sou iniciante e não quero passar dos limites.

Bem pensado! Não ultrapassar seus limites e respeitar os sinais de seu corpo são os primeiros passos para o sucesso. Como você está iniciando a corrida vá testando sua sensação de esforço. Tente perceber se você consegue falar algumas frases durante a corrida – isso significa que o ritmo está bom. Porém, se você perceber que consegue falar o tempo todo, isso indica que seu esforço está muito aquém do desejado. Correr três vezes na semana está ótimo, mas o ideal seria organizar sua planilha de treino com um professor, para alternar seus estímulos e melhorar sua performance. Com o passar do tempo você vai conseguir aumentar a intensidade de sua corrida de uma forma agradável, e isso será ótimo para sua saúde, seu corpo e sua auto-estima! Uma dica: procure fazer um fortalecimento muscular, que é bastante indicado aos corredores para evitar lesões.

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4. Quero ficar mais forte, estou usando suplementos e treinando muito. Apenas com treino e suplementos eu consigo alcançar meu objetivo? 

Acho que você precisa colocar a saúde em primeiro lugar, e no seu caso a estética está sendo prioridade. Além disso, você deve respeitar sua carga genética. Obviamente que ganhar massa muscular é ótimo em vários aspectos: o corpo fica mais forte, mais eficiente, aumenta o ritmo do seu metabolismo basal, e (por que não?), você se sente mais bonito. Mas para esse ganho acontecer de maneira eficiente e saudável, leva tempo. Passar horas na academia não significa que seu treino esteja apropriado, pelo contrário, significa que ele está exagerado, sobrecarregando seu corpo e uma lesão está muito próxima. Meu primeiro conselho é que você reavalie seu treino. Mesmo para quem quer ganhar muita massa muscular, o treino de musculação deve durar de 45 a 50 minutos, no máximo. Não esqueça de acrescentar a parte aeróbia, que é importante para seu sistema cardiorrespiratório e também para eliminar gorduras. Quanto aos suplementos, somente um nutricionista pode avaliar se há necessidade real de suplementação. É importante lembrar que a ANVISA analisou vários suplementos nacionais e mais de 20% deles contém substâncias proibidas, como esteróides anabolizantes, em sua composição, sem serem divulgados nos rótulos. Saúde e respeito com seu próprio corpo: isso é essencial. 

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5. Queria saber se dançar é uma boa atividade física ou tenho que fazer musculação e esteira para me manter em forma. 

A dança é uma ótima opção de atividade física. Não existe uma receita de “musculação + esteira” para se manter em forma. E o principal: a dança é uma atividade que lhe proporciona prazer, e esse é o primeiro passo para que você não a abandone. No entanto, é preciso lembrar que, como qualquer outro exercício, para se colher os benefícios é preciso regularidade, por isso, faça pelo menos 3 vezes na semana. Segundo a OMS o ideal mesmo é que a freqüência seja de 5 vezes na semana, por pelo menos 30 minutos. 

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