Exercícios e Treinos

15/12/2015 08:02 - Atualizado em 28/11/2016 03:02

Perca gordura visceral com os exercícios certos

Atividades aeróbicas de alta intensidade e queima calórica são as mais indicadas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A gordura visceral é o tipo mais perigoso para a saúde e também o mais difícil de eliminar, afetando muitos homens e também mulheres. Apesar de exigir ainda mais esforço e persistência, com os exercícios certos é possível combatê-la. Os resultados são mais saúde e um corpo em forma.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, homens com mais de 90 centímetros de circunferência abdominal e mulheres com mais de 80 já estão em potencial perigo. Para combater o problema, além da prática de atividades físicas de alta intensidade e queima calórica, é necessário também adotar uma dieta hipocalórica sem açúcares e gorduras.

mulher malha para perder gordura visceral

Perigos da gordura visceral

O corpo transforma o excesso de calorias ingerido em dois tipos de gorduras: a subcutânea (estética) e a visceral (intra-abdominal). A gordura subcutânea fica alojada entre a parte externa da pele e a mais interna. É a mais comum de se formar no corpo, pois provém diretamente do excesso de calorias, sem necessariamente ser em grande quantidade.

Já a gordura visceral, também chamada de gordura interna, é bem mais profunda, localizando-se sempre na região da barriga, atrás da parede abdominal e dos órgãos vitais que a rodeiam, como fígado, intestino, rins e pâncreas. O maior problema desse tipo de gordura não é estético, mas sim pelos prejuízos que pode trazer para a saúde.

Ela libera adipocinas, proteínas responsáveis por aumentar a pressão arterial e influenciar na absorção de insulina. Isso altera a queima de gordura do corpo e o controle dos níveis de açúcar, podendo causar não só o aumento de peso, mas também doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e outros problemas.

Como eliminar esse tipo de gordura

A gordura subcutânea é mais fácil de eliminar com exercícios. Já a gordura visceral, por ser mais profunda, se torna mais difícil e exige ainda mais esforço. A melhor forma de combater o problema é combinar atividades físicas com uma dieta balanceada, aumentando o gasto e reduzindo o consumo de calorias.

Os exercícios mais indicados para perder gordura visceral são os aeróbicos de alta intensidade e os que estimulam grande queima calórica no corpo todo, como corrida, natação, bicicleta e corda. Como a gordura é localizada na região abdominal, essa deve ser a área mais trabalhada, adotando-se também treino de abdominais.

Saiba Mais
Andar de bicicleta emagrece? Veja mais benefícios para os idosos
Desvende mitos e verdades da dieta hipocalórica
Quer partir para uma corrida mais intensa? Confira 7 dicas

Um estudo desenvolvido pela Universidade de South Wales, na Austrália, descobriu que intervalos de corrida de alta intensidade reduzem gordura visceral sete vezes mais rápido que um exercício moderado e constante.

A pesquisa apontou que é possível perder gordura abdominal e visceral em apenas 12 semanas ao se fazer três sessões de 20 minutos de exercícios intermitentes de alta intensidade por semana.

Além dos exercícios, a alimentação também é fundamental para eliminar a gordura. O ideal é manter uma dieta pobre em calorias, com alimentos naturais, e evitar ao máximo opções gordurosas. Ingredientes termogênicos, frutas, verduras, grãos e cereais integrais ajudam a acelerar o metabolismo e facilitam a perda de gordura.

Gostou das dicas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
gordura abdominal
circunferência abdominal
treino intenso
perder peso

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ