Exercícios e Treinos

01/10/2015 03:57 - Atualizado em 10/12/2016 04:43

Peck deck: Veja como fortalecer os músculos do peitoral

O exercício é indicado para dar mais força e estabilidade à região.

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Redação

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O peck deck é um dos movimentos básicos para quem está começando a praticar musculação. Também chamado de voador, ele ajuda na construção e no fortalecimento do peitoral, trabalhando os músculos do peitoral maior superior e inferior e também o deltoide anterior, localizado no ombro.

Apesar de possuir baixo risco de lesão, se o exercício for mal executado, ele pode acabar causando mais danos que ganhos. Entre as principais articulações que sofrem com esse movimento estão as dos ombros, exigindo alguns cuidados na hora do treino. Confira quais são eles.

homem usando peck deck

Cuidados na execução do peck deck

O peck deck é um exercício simples e fácil de realizar, pois se baseia em uma posição considerada natural da articulação do ombro, já que diariamente realizamos esses movimentos.

Porém, certos cuidados devem ser tomados para que os ombros não desenvolvam problemas ligamentares e musculares induzidos por esforço inadequado. A execução errada pode exercer uma grande pressão sobre as cápsulas articulares e sobre os tendões, principalmente dos ombros.

Para evitar isso, na hora de realizar o peck deck, o primeiro passo deve ser ajustar a altura do banco para que você fique com os braços na linha dos seus ombros e com os cotovelos flexionados. As costas devem estar totalmente encostadas no banco e os pés, posicionados na alavanca. Com os antebraços encostados no apoio, nunca fique com os cotovelos acima do nível dos ombros.

Na execução, faça o movimento de compressão completo e volte à posição inicial. Repita até chegar ao número necessário de repetições. Ao retornar o movimento, evite que os cotovelos passem da linha dos ombros, pois, além de entrar em um ponto de descanso, isso também força as articulações.

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Além dessa posição com os braços em 90 graus, o peck deck possui outras variações. Uma delas é a execução do movimento com os braços estendidos e o cotovelo para fora. Essa opção é conhecida como crucifixo e trabalha ainda mais a parte interna do peito.

Outro cuidado é com as cargas, que, quando são elevadas demais, causam uma grande tensão sobre a articulação do ombro. Em longo prazo, isso pode resultar em lesões. A carga deve oferecer intensidade, mas sempre respeitando a saúde e os limites do corpo.

Como potencializar os resultados

Para ter resultados ainda melhores e ajudar a evitar lesões, é indicado fortalecer as articulações dos ombros. Um dos erros mais comuns é a falta de fortalecimento de estruturas estabilizadoras, que é fundamental para a prevenção de lesões e para a melhora do desempenho nos exercícios de força.

Por isso, além dos cuidados durante a execução do movimento, é importante também complementar o treino com outros exercícios.

Um dos principais é o supino reto ou inclinado, que, além dos músculos trabalhados no peck deck, também utiliza o tríceps para a execução do movimento. Outra opção de exercício para fortalecer peitoral e ombros é a flexão, que também trabalha os músculos peitorais, o tríceps e o deltoide.

Para executar todos os exercícios corretamente e montar um treino adequado para os seus objetivos, é fundamental a avaliação e o acompanhamento de um profissional qualificado. Assim, você garante resultados eficazes e evita qualquer tipo de lesão.

Vai começar a praticar musculação? Deixe um comentário sobre as suas expectativas! E aproveite para conferir outras dicas de exercícios e treinos aqui no Vivo Mais Saudável.

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