Carla Nunes

ESPECIALIDADE

Educação Física

Nutrição Esportiva

ONDE ATENDE

Rio de Janeiro

  • (21) 9886-82421

Carla Nunes

Apresentação

Uma profissional multidisciplinar e antenada no que a ciência e a tecnologia podem contribuir para a melhora constante da saúde e boa forma. Com dicas e orientações para cuidados com o corpo, a mente e o bem-estar individual, Carla Nunes desconstroi modismos e apresenta o que realmente pode auxiliar na sua qualidade de vida e no seu desempenho físico.

O que Trata

Qualidade de vida e boa forma.

Formação Acadêmica

Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com Pós Graduação em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho.

Cargos e Títulos

Personal trainer há 27 anos com atuação em programas de condicionamento físico em domicílios, ginásios e academias (Rio de Janeiro Country Club, Jockey Clube Brasileiro, Equipe 1 Academia, Clube de Regatas do Flamengo); Criadora do Programa Autonomous - Personal Spa (Movimento, Gastronomia Funcional Real e Identidade).

Se sua dúvida for escolhida, ela vira artigo aqui no portal e ajuda milhares de pessoas.

Exercícios e Treinos

13/10/2014 06:00 - Atualizado em 28/11/2016 05:04

Os riscos de lesões na busca pelo corpo perfeito

"Pegar pesado" pode não fazer bem ao seu corpo, entenda mais como ele funciona e o estimule de forma correta.

POR

Carla Nunes

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Se você acha que pegar pesado na academia vai fazer com que seus músculos cresçam mais rápido, está enganado! A personal trainer Carla Nunes, especialista do Vivo Mais Saudável, dá algumas orientações para estimular o corpo de forma correta sem causar lesões nos músculos e articulações.

Teste agora como anda o seu Condicionamento Físico

Certo dia, fui abordada por um praticante de musculação (os treinamentos de força, segundo ele, estão com tudo para diversos objetivos, inclusive emagrecimento). Ele elogiava e questionava a boa forma alcançada por um grupo de amigos em tão pouco tempo. "Ai, ai, ai... mais uma vez", falei em pensamento, respirei fundo diante da ansiedade estampada nos olhos de meu interlocutor (e devo me ater a ele, não ao grupo de amigos sobre o qual não tenho responsabilidade, certo?).

A fisiologia humana segue seu curso, mas exige respeito! Vamos lá:

  • Condicionamento físico é uma variável que deve ser observada fase a fase, onde a periodização do treinamento (bem como adaptações alimentares) se faz necessário. Por exemplo, sair por aí correndo sem antes ter adaptado as funções cardiovasculares ou levantar 200kg no leg-press é mais ou menos como querer erguer um prédio de cinco andares sem ter preparado o alicerce: a casa cai!;
  • O velho ditado “devagar se vai ao longe” nunca foi tão adequado. Comece caminhando e vá aumentando o ritmo gradativamente a cada semana. Deixe cada grupamento muscular se “familiarizar” com as cargas nos movimentos, nos exercícios e em cada aparelho, as articulações adoram esse tempo;
  • Há uma variedade de exercícios muito vasta, entenda isso para que sua rotina seja montada de acordo com as suas necessidades, e isso vai variando conforme seu corpo se adapta. O exercício ideal e eficaz é aquele para o qual estamos aptos no momento;
  • Excessos são excessos, o termo já diz tudo! Não carregue a ideia de que o suplemento alimentar é o pulo do gato, por favor! Suplemento é aquilo que entra em cena quando o básico não está cobrindo as necessidades reais do corpo. Em geral, a alimentação balanceada já resolve a vida da pessoa e para você alcançar isso há o nutricionista, um profissional preparado para lhe servir. Não brinque com a qualidade de seu sangue, seu metabolismo, seus órgãos (rins, fígado, pâncreas...). Sobretudo o seu bolso pode agradecer por não desperdiçar seu dinheiro, ok?

 

Na real, fazendo a coisa certa:

  • Você fica menos “inchado”, mais disposto, com mais tônus e com a pele dizendo que algo está mudando para melhor, no primeiro mês;
  • As pessoas perceberão que você está se cuidando e as roupas terão um caimento diferente e mais satisfatório num segundo mês;

Ôpa! Já está conseguindo expor o corpo com mais confiança porque as diferenças positivas estão chegando! Que maravilha! Era o que você precisava como motivação e gás para continuar o projeto de corpo bonito e saudável e, o melhor: tendo a certeza de que tudo isso não lhe trouxe prejuízos.

Então, consciência e responsabilidade. Arriba e avante! Sempre!

Alie atividade física a uma dieta balanceada com receitas saudáveis!

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TAGS
condicionamento físico
corpo
tônus muscular
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