Carla Nunes

ESPECIALIDADE

Educação Física

Nutrição Esportiva

ONDE ATENDE

Rio de Janeiro

  • (21) 9886-82421

Carla Nunes

Apresentação

Uma profissional multidisciplinar e antenada no que a ciência e a tecnologia podem contribuir para a melhora constante da saúde e boa forma. Com dicas e orientações para cuidados com o corpo, a mente e o bem-estar individual, Carla Nunes desconstroi modismos e apresenta o que realmente pode auxiliar na sua qualidade de vida e no seu desempenho físico.

O que Trata

Qualidade de vida e boa forma.

Formação Acadêmica

Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com Pós Graduação em Nutrição Esportiva pela Universidade Gama Filho.

Cargos e Títulos

Personal trainer há 27 anos com atuação em programas de condicionamento físico em domicílios, ginásios e academias (Rio de Janeiro Country Club, Jockey Clube Brasileiro, Equipe 1 Academia, Clube de Regatas do Flamengo); Criadora do Programa Autonomous - Personal Spa (Movimento, Gastronomia Funcional Real e Identidade).

Se sua dúvida for escolhida, ela vira artigo aqui no portal e ajuda milhares de pessoas.

Exercícios e Treinos

31/10/2014 04:56 - Atualizado em 27/11/2016 06:30

O que é Vigorexia? Compulsão por exercícios e dietas

Assim como a anorexia, é ter uma visão distorcida do próprio corpo, o que requer tratamento psicológico.

POR

Carla Nunes

  • +A
  • -A

A personal trainer com especialização em nutrição esportiva Carla Nunes explica o que é Vigorexia, a compulsão pela prática de atividades físicas e dietas e que este é um problema que deve ser tratado com terapia, assim como distúrbios de personalidade.


O espetáculo da beleza corporal

O poder e o status para a sociedade através da História: propriedade e domínio de terras, passando para imóveis, gorda conta bancária e veículos motores possantes, diminuindo a expectativa para roupas de grife e corpos “sarados” conforme a diminuição das possibilidades materiais ao longo desses tempos cada vez mais bicudos. Exemplo prático disso é a evolução da maneira como a sociedade se expõe na mídia, na web, em redes sociais e nos aplicativos da moda, num “fantástico e maravilhoso mundo da beleza facial e corporal” onde uma olheira (ainda que esta signifique uma noite curta pela comemoração que se estendeu!) ou 15% até então aceitáveis de gordura corporal (ignorando se a saúde orgânica ou social da pessoa estão em dia!) podem significar a perda de um lugar ao sol que ilumina este novo “Olimpo” que inventaram por aí.

Há um aumento significativo no ingresso às academias de musculação quando as estações mais quentes se aproximam, e junto sempre vem a “atividade fitness mais incrível e milagrosa de todas” do momento. E olha que são muitas, o praticante não sabe para onde correr, nem tampouco qual método adotar dentro de suas peculiaridades físicas e orgânicas, o quanto e quando. Afinal, há um número cada vez mais crescente de bem intencionados e esforçados malhadores, com seus diários recheados de exercícios, cardápios e fotos no melhor estilo “Vem pro Olimpo você também!”.

Avalie seu condicionamento físico e melhore seus resultados.

Dismórfico Muscular ou Vigorexia

Lanço aqui um alerta: um transtorno psicológico anda a solta por aí, onde a busca frenética pelo corpo definido e “perfeito” (perfeição e verdade não têm endereço certo, gente!) está levando um número sem fim de pessoas à compulsão por exercícios e dietas e à visão destorcida do próprio corpo. Isso atende pelo nome de Vigorexia, ou Transtorno Dismórfico Muscular. Assim como a anorexia e a bulimia, vigorexia necessita de apoio psicoterápico. Triste e perigoso. Dismórfico Muscular ou Vigorexia, onde compulsão por exercícios e força geram ao indivíduo uma visão distorcida do próprio corpo. Há indicações para tratamento psicoterápico, assim como na Anorexia. Necessita de auxílio, pois raramente a pessoa percebe estar sofrendo de tal distúrbio.

Quer a coisa certa? Vamos lá:

  • Há um  profissional de Educação Física sempre perto de você, e este é habilitado para lhe prescrever a rotina de exercícios (dentro ou fora de uma academia, veja bem!) que vai lhe proporcionar mais e melhores resultados de acordo com suas características individuais e necessidades, posto que o seu corpo é único, peculiar;
  • Existem dois conceitos em estética corporal que devem ser respeitados: simetria e proporcionalidade. Uma circunferência de coxa ou de braço jamais deve ser padrão, pois o que fica bem para um, pode não ficar em outro. Pense sempre no conjunto da obra;
  • Necessidades nutricionais, cada um com as suas! Cuidado com os modismos, eles podem prejudicar a saúde e até mesmo o bolso.
  • Estar em dia com o espelho é sempre agradável, sem dúvida! Eu gosto, tu gostas, ele gosta, ela gosta, nós gostamos. Porém, Juízo!
  • Sempre bom lembrar: inclua em sua rotina de saúde a ideia de buscar o caminho e aquilo que lhe deixa feliz, certo?

Gostou? Acesse Atividade física e Alimentação para deixar seu dia a dia cada vez mais saudável e fique de olho na seção Eles explicam para mais artigos, entrevistas e dicas de nossos especialistas!

E não esqueça de curtir a página do Vivo Mais Saudável no Facebook para receber informação que faz bem todos os dias!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ