Exercícios e Treinos

19/12/2015 07:00 - Atualizado em 05/12/2016 05:39

Não perca tempo! Faça exercícios em casa

É preciso ter um pouco de criatividade e tomar cuidado para evitar lesões.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A correria do dia a dia acaba atrapalhando a busca por uma rotina mais saudável, o que pode prejudicar a qualidade de vida. O sedentarismo e a má alimentação são alguns dos principais adversários, nessas horas. Para tentar contornar a situação, muitas pessoas acabam recorrendo à prática de exercícios em casa.

Mas qual a melhor forma de fazer isso? É saudável? E o acompanhamento profissional, como conseguir? Tire todas as suas dúvidas a seguir.

mulher faz exercícios em casa

Saiba como fazer exercícios em casa

Antes de começar, é preciso respeitar as vontades do aluno para e avaliar seu comportamento ou personalidade para oferecer a solução certa para cada necessidade. Quem explica é o professor da Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da PUC-RS André Luiz Estrela.

As atividades físicas são componentes importantes de um estilo de vida mais saudável. “Por isso, temos publico para todos os locais: academias, parques, clubes, condomínios, entre outros”, destaca o especialista. Isso inclui a realização de exercícios em casa.

Para fazê-los, Estrela sugere a criatividade. As atividades caseiras sem a presença de um profissional podem, em sua maioria, respeitar as tarefas realizadas diariamente, como sentar no sofá. “Como estamos acostumados a fazer, podemos repetir esse gesto dez vezes, sempre tendo o foco em encostar no sofá e retornar à posição em pé”, afirma.

Realizar atividades nas escadas também pode servir para melhorar o condicionamento dos membros inferiores, assim como é possível utilizar o cabo da vassoura para trabalhar os membros superiores.

“Se você escolher realizar atividades físicas em casa sem o acompanhamento de um profissional de Educação Física, tente utilizar atividades realizadas diariamente, procurando diminuir o risco de lesões por não entendimento dos gestos a serem realizados”, resume o professor.

Saiba Mais
Conheça 7 cuidados fundamentais para atletas iniciantes
Musculação para iniciantes: O que você precisa saber
Hora de começar: Confira dicas para correr feito um profissional

Cuidados com a saúde

Mas como observar se você está cuidado da sua saúde, ao realizar essas atividades? A iniciativa de realizar exercícios em casa sempre irá contribuir para um estilo de vida saudável, mas é preciso levar em conta que o organismo humano apresenta limitações.

Elas podem se apresentar nas mais diversas formas. Quando articulares, impedem a pessoa de realizar determinados gestos, como elevar os braços acima da cabeça segurando um cabo de vassoura. Se musculares, pode haver dificuldade ao tentar tocar a ponta dos pés com os dedos das mãos sem flexionar os joelhos, por exemplo.

“Apesar de louvável a prática de exercícios em casa, existem muitos grupos que necessitam de acompanhamento próximo para planejar as atividades a serem realizadas”, alerta Estrela.

Os benefícios da prática de exercícios físicos são muitos. Eles melhoram a capacidade do coração de bombear sangue, diminuem a quantidade de gordura e glicose na corrente sanguínea e também fortalecem as articulações, prevenindo diversas doenças no processo de envelhecimento.

Além disso, as atividades ajudam a melhorar a autoestima e a capacidade psicológica. Não tem desculpa para o sedentarismo, não é mesmo?

Você pratica exercícios em casa? Quais os seus favoritos? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
exercício caseiro
treino em casa
cuidados
Educação Física

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ