Exercícios e Treinos

21/08/2014 06:00 - Atualizado em 28/11/2016 08:16

Música para malhar pode otimizar a atividade física

Quem ouve música para malhar costuma ter resultados melhores.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Músicas podem ser ótimas aliadas na academia: aumentam o rendimento e permitem uma maior motivação. Para muitas pessoas, o ambiente pode parecer chato, solitário e até depressivo, mas basta colocar uma música em seu celular ou MP3, que o cenário se transforma.

Por que ouvir música para malhar

A música para malhar já é uma constante nos ouvidos de muitos atletas. Com ela, pode-se obter melhores resultados, especialmente com uma trilha sonora adequada para a ocasião, ao gosto do ouvinte.

"Ouvir música ativa o centro de prazer do cérebro, assim como o sexo e o chocolate, por exemplo. Ela libera dopamina, que causa uma sensação de bem-estar e, por isso, tem sido usada por médicos, terapeutas e preparadores físicos para o tratamento de diversos problemas. E isso tem trazido ótimos resultados”, explica Rafaella Dias, personal trainer graduada e pós-graduada na área da educação física.

Estilo musical

Não existe um estilo musical que seja o ideal para ouvir na academia. O recomendado é que se escute aquilo que dá prazer e traz motivação, pois é essa a sua função. Músicas que não são do gosto da pessoa e que possuem uma ritmo moroso podem produzir efeito completamente oposto.

musica-para-malhar

Embora dependa do gosto do ouvinte, as músicas mais escolhidas para academia são aquelas com batida acelerada, como as diversas vertentes do rock e da eletrônica. Forró e samba, por exemplo, são opções que agradam a muitos brasileiros, mas não combinam tanto com o ambiente acelerado da musculação. 

Benefícios da música para malhar 

Confira de que forma a música na academia pode ajudar:

- Você consegue se exercitar por um período maior de tempo.

- Acelera a frequência cardíaca.

- A sua percepção de cansaço do corpo diminui enquanto ouve música, o que aumenta a sua resistência corporal e até pode evitar a fadiga.

- A música impede que você desvie o foco para os problemas do cotidiano.

- Ajuda no combate ao estresse, funcionando também como um calmante.

Cuidados são necessários

Quando estiver correndo, seja na academia ou na rua, é preciso tomar algumas precauções:

- Mantenha o som em um volume médio, principalmente se estiver correndo na rua. Isso vai deixar você atento aos sons de carros e outros perigos urbanos.

- Escute uma música que combine com o seu estilo. Não adianta ligar 

A influência da batida musical

Outro benefício bem interessante que a música tem para quem se exercita na academia é a influência do ritmo musical. Muitas vezes repetimos exercícios na mesma frequência e batida da música. Quase como se fosse um movimento de dança.

Por isso que a música para malhar é tão benéfica: as pessoas aumentam o seu ritmo e superam seus limites, motivados pelo som. 

E você, já usa música para malhar? Experimente e deixe seu relato!

TAGS
academia
treino físico

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ