Exercícios e Treinos

06/04/2015 05:44 - Atualizado em 20/10/2016 01:50

Musculação, Aeróbio e Alongamento

Como escolher o tipo de treino ideal para você? Personal trainer fala sobre combinações e práticas de várias modalidades.

POR

Carla Nunes

  • +A
  • -A

Na guerra contra a gordura para um shape de capa de revista, temos hoje um bombardeio de informações sobre qual é o melhor método para queima de gorduras localizadas, perda de peso, celulite e definição muscular.

Durante muitos anos tivemos nos exercícios aeróbios (corrida, caminhada, natação, ciclismo, de média ou longa duração) o santo graal para tal objetivo. Mas, como a ciência está aí para fazer evoluir nossas vidas, novas descobertas e novos conceitos estão surgindo a cada dia e, consequentemente, a Educação Física evolui junto.

Há um método que, por si só nos proporcione resultados completos? Não.

Há algum método que funcione sem a necessidade de um bom planejamento (inclusive o planejamento alimentar), um mínimo de disciplina e respeito às individualidades? Não.

Vamos esclarecer tudo isso:

Musculação 

Ela vai promover a manutenção da massa magra, melhoria da força (leia o artigo sobre força na coluna Eles explicam) e consequente aumento do metabolismo, que faz com que o corpo consuma mais gordura, mesmo depois da prática do exercício. O músculo trabalha, consome energia, se modifica e, para isso há um trabalho aeróbio sem que percebamos.

Nota: mulheres não possuem carga hormonal para serem transformadas em Hércules, vejam bem!

De quebra, problemas como osteopenia, osteoporose e perda de funções por aqueles que já avançam a idade no tempo são minimizados, e até evitados. E todos passaremos por isso. Vale a prevenção desde já!

Aeróbio

Hoje muito se ouve falar de HIIT, que nada mais é do que o velho treinamento intervalado praticado há pelo menos 80 anos por este mundo afora. São curtos períodos de esforço máximo (menos de 1 minuto) para alguns minutos em repouso.

Esta também é uma excelente opção, pois promove um gasto calórico bacana, mas NÃO invalida aquelas velhas sessões de exercícios de intensidade mais moderada e duração contínua e mais longa.

A orientação aqui é: procure um profissional QUALIFICADO para saber qual o melhor método para as suas condições, dentro de seu quadro orgânico e da fase de treinamento em que se encontra.

Aeróbio e Musculação 

Agora estamos chegando perto do que eu considero o ideal em termos de obtenção da forma física! Em uma simples análise, uma atividade complementa a outra.

Enquanto a queima de gorduras é maior (geralmente) nos aeróbios (durante o esforço, vejam bem!), na musculação temos a oportunidade de aumentarmos a massa magra e o metabolismo, como consequência, mesmo em repouso.

Incluir as duas modalidades em um plano de treinamento é sucesso, na certa!

E o alongamento?

Este é tão importante quanto os outros! Alongar melhora a mobilidade articular e a elasticidade dos músculos, diminuindo os riscos de lesões durante as práticas, aumentando a área de contração dos músculos (adquire-se mais força) e as funções cotidianas facilitadas.

Inclua todos! O corpo agradecerá e você irá mais longe.

Próximo módulo com a personal trainer Carla Nunes:

Melhor desempenho físico: Dicas gerais!

Melhor desempenho físico: Dicas para elas!

Acompanhe o Vivo Mais Saudável também pelo Facebook e Google +.

TAGS
musculação
aeróbico
aeróbio
alongamento
exercício físico
exercícios
treino
muscular
definição muscular
celulite
emagrecer
perder peso

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ