Exercícios e Treinos

28/09/2015 08:02 - Atualizado em 29/11/2016 02:56

Monte um treino para perder peso sem sacrifício

Aposte na mistura de atividades de alta intesidade com exercícios aeróbicos.

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Redação

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Curvas definidas, barriga sequinha e coxas grossas. Esse é o resultado que muitas pessoas esperam enquanto suam na academia. Porém, todo mundo concorda que não é fácil. Montar um treino para perder peso requer cuidado e atenção para garantir resultados positivos.

O educador físico Rodrigo Braga explica que, para garantir um corpo bonito e definido, deve-se eliminar a gordura e aumentar a massa magra. "Muita gente, ao iniciar na academia, acaba ficando desmotivada ao subir na balança e não notar diminuição, mas é preciso entender que a massa magra pesa mais que a gordura", explica o profissional.

mulher faznedo treino para perder peso

Treino para perder peso: Aposte no intervalado

Rodrigo afirma que, para eliminar a gordura e desenvolver a massa magra, ou seja, os músculos, o treino intervalado é uma ótima opção. O educador físico explica que esse tipo de treino para emagrecer mistura exercícios de alta e baixa intesidade, de forma alternada.

A atividade contribui para o gasto calórico, levando à eliminação da gordura, e também ajuda no aumento da massa muscular. Outro grande trunfo desse tipo de treino para perder peso é que o consumo de energia continua por mais tempo após o término das atividades. Assim, o metabolismo continua queimando gordura.

O treino intervalado deve misturar exercícios com uso de carga (peso) e aeróbicos. Confira abaixo sugestões de atividades para o seu treino para perder peso:

- Aqueça fazendo de dez a 15 minutos de exercício aeróbico, como caminhada, corrida, bicicleta ou dança

- Escolha três equipamentos para a primeira parte do treino - leg press, pulley e remada, por exemplo - e faça três séries com 15 repetições de cada um

- Ao final das repetições, faça dez minutos de exercício aeróbico

- Inicie a segunda parte do treino, escolhendo outros três exercícios, com a mesma quantia de séries e repetições

- Realize mais dez minutos de exercício aeróbico

- Passe pra a terceira e última fase, escolhendo os três últimos movimentos

- Finalize o treino para perder peso com mais dez ou 15 minutos de aeróbico.

Rodrigo explica que é importante ter o acompanhamento de um educador físico para que ele possa lhe orientar sobre as melhores escolhas de exercícios. "A pessoa deverá exercitar todos os grupos musculares. Por isso, o profissional poderá montar um treino completo", lembra.

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Alimentação é aliada

Para ocorrer a perda de peso, é preciso gastar mais calorias que consumir. Um treino potente e uma alimentação equilibrada são fundamentais para alcançar os objetivos propostos.

Além de se esforçar na academia, é importante que você não "coloque tudo a perder" comendo as opções erradas. E o erro nem sempre está na quantidade. Assim como uma dieta calórica, rica em frituras, doces e outros alimentos não tão saudáveis, é prejudicial também uma dieta restritiva, que não ofereça ao organismo os nutrientes essenciais.

O treino deve estar aliado a uma reeducação alimentar, garantindo que seu organismo tenha a energia necessária para as atividades sem aumento excessivo de gordura. O apoio de um educador físico e de um nutricionista será muito útil na hora de conquistar o corpo dos sonhos.

Você pratica seu treino para perder peso ou para ganhar de massa muscular? Deixe seu comentário! E continue ligado nas dicas de atividade física do Vivo Mais Saudável.

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