Exercícios e Treinos

24/12/2015 05:00 - Atualizado em 10/12/2016 08:50

Mexa-se com os melhores exercícios físicos para iniciantes

É preciso identificar os próprios limites e ter força de vontade para progredir.

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Redação

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Apostar em uma rotina mais ativa reflete positivamente na saúde e na qualidade de vida. Porém, é necessário começar devagar para evitar lesões e desconfortos. Os exercícios físicos para iniciantes são variados, possibilitando trabalhar os diferentes grupos musculares.

O educador físico Charles Ribas de Aquino, professor da Smart Fit, explica que é natural que pessoas inexperientes apresentem mais dificuldade, no início do treino. Mas isso não é desculpa para desanimar! Com comprometimento e força de vontade, é possível desfrutar dos benefícios das atividades físicas. Saiba como.

mulher se alonga para exercícios físicos para iniciantes

Melhores exercícios físicos para iniciantes

Segundo Charles, os exercícios físicos para iniciantes devem começar com atividades aeróbicas de intensidade moderada, três vezes por semana, com duração média de 30 minutos. No caso da musculação, os mais indicados são os exercícios multiarticulares feitos em máquinas - remada, supino, desenvolvimento e leg press -, além de abdominal e extensão de coluna realizados no solo.

Os multiarticulares são ótimos para quem está começando, pois oferecem segurança e conforto. Como o nome indica, trabalham mais de uma articulação, proporcionando um treino mais completo sem deixar a série de extensa.

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A maneira mais indicada para realização do exercício é manter a coluna e o quadril sempre bem apoiados, o abdômen contraído e a respiração normal, evitando a apneia durante muitas repetições do exercício. "Lembre-se: caso tenha dúvidas, solicite o auxílio do professor para regular a máquina de acordo com a sua necessidade", orienta Charles.

A adaptação inicial à musculação começa com um treino periodizado de quatro semanas, tendo rotinas realizadas em dias alternados para proporcionar o descanso adequado à musculatura. "Nesse período, o objetivo principal é aumentar as capacidades físicas de força e resistência, bem como coordenação motora, aplicação de carga e amplitude de movimento", esclarece o professor.

Esses exercícios físicos para iniciantes, desde que bem executados, ajudam a desenvolver a base muscular do pilar principal. Dessa maneira, no futuro, o aluno consegue realizar com excelência os mais diversos treinos.

mulher faz leg press, um dos exercícios físicos para iniciantes

Como evitar lesões no treino

Charles dá algumas dicas para apostar nos exercícios físicos para iniciantes de maneira saudável, evitando surpresas.

- Ir ao médico para avaliar se há ou não uma lesão pré-existente que o impossibilite de realizar algum exercício específico

- Evitar, nas quatro primeiras semanas, treinar musculação todos os dias, pois o corpo também precisa de descanso para recuperar a musculatura trabalhada

- Realizar exercícios de longa duração e baixa intensidade, como corridas na esteira ou na rua, apenas após ter feito um trabalho de fortalecimento muscular

- Procurar sempre a orientação do professor de Educação Física na hora de regular as máquinas de musculação, pois a regulagem de cada aparelho varia de acordo com o biótipo do indivíduo 

- Nunca exceder a carga além do limite, o que impossibilita a realização de um movimento angular e com bom nível de amplitude e velocidade

- Por fim, nunca se esquecer de que as adaptações orgânicas e musculares vêm com tempo de treinamento.

Agora que você está por dentro dos exercícios para iniciantes, não tem mais desculpas para não apostar em uma vida mais ativa, né? Conte para nós que atividade lhe parece a melhor! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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musculação
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