Exercícios e Treinos

10/12/2015 08:29 - Atualizado em 08/11/2016 11:05

Melhores exercícios para cada fase do treino de abdominal

Conforme o condicionamento físico melhora, o aluno vai pegando mais pesado.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O treino de abdominal não garante apenas uma barriga sequinha. Os exercícios são importantes para melhorar a qualidade de vida dos praticantes, pois dão mais estabilidade para a coluna e aumentam a resistência física.

Os movimentos que integram o treinamento são selecionados de acordo com a experiência e o nível de força de cada aluno. Para descobrir o que não pode ficar de fora da sua série, confira a seguir algumas dicas de um professor de Educação Física.

mulher fazendo treino de abdominal

Por que montar um treino de abdominal

Se você é daqueles que estão sempre curvados na cadeira e vivem reclamando de dores nas costas, o professor Guilherme Leme, da academia Bio Ritmo, dá a dica: “Músculos abdominais fortes são os principais aliados para mantermos uma boa postura e uma coluna vertebral saudável, livre de dores e de desgastes pela sobrecarga mecânica diária”.

Segundo o profissional, os exercícios que impõem instabilidade e maior amplitude de movimento são indicados para aumentar o recrutamento muscular e gerar estresse mecânico. Com isso, há um consequente aumento de força, resistência e tamanho dos músculos trabalhados.

Assim como todos os exercícios de musculação, porém, o treino de abdominal não deve ser praticado todos os dias. É necessário respeitar de 24 a 72 horas de intervalo.

Também é importante observar como fazer os exercícios corretamente. De acordo com Leme, os principais erros de academia são identificados na técnica de execução, na velocidade e na sobrecarga utilizada. “A prática de exercícios por si só apenas traz benefícios, mas é importante estar atento a esses pontos”, alerta. Na dúvida, peça o auxílio de seu instrutor.

Saiba Mais
Abdominal com bola ajuda a manter a barriga sequinha
Pratique 3 tipos de abdominais para uma barriguinha sarada
Faça 4 exercícios para prancha abdominal em casa

Fases do treino de abdominal

Esqueça os treinos recomendados pelas musas fitness do Instagram. Existem exercícios para cada nível de condicionamento físico e força corporal. Alguns são mais recomendados para quem está no início e outros, perfeitos para quem já é craque no assunto. A seguir, veja as recomendações do professor.

Iniciantes

As máquinas são perfeitas. “A posição sentada facilita a execução e causa pouco ou nenhum desconforto nas costas e na nuca, quando comparada aos exercícios realizados no solo”, explica Guilherme Leme.

Intermediários

Já podem introduzir exercícios no solo ou com cabos para aumentar a dificuldade. “É necessário que o praticante já tenha atingido bom nível de força e consciência corporal para executá-los de forma segura e eficiente”, salienta o professor.

Avançados

Alunos experientes podem utilizar bases instáveis e trabalhar com apoio declinado, o que possibilita maior amplitude e resistência ao movimento, aumentando consideravelmente a dificuldade e a ativação muscular. O abdominal em suspensão é uma boa dica.

“É um ótimo exercício para praticantes experientes com consciência corporal e que já desenvolveram bom nível de força na musculatura do tronco como um todo”, destaca Leme.

E você: já chegou ao nível avançado do treino de abdominal, ou ainda está nas primeiras etapas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
abdominais
barriga sarada
coluna
postura

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ