Exercícios e Treinos

14/06/2015 01:44 - Atualizado em 28/11/2016 10:02

Melhore o treino de pilates com o Bosu

O aparelho aguenta até mil quilos e é uma alternativa segura à bola suíça.

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Redação

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O Bosu, sigla para “Both Sides Up” (“ambos os lados para cima”), é um acessório bastante utilizado durante a aula de pilates. Criado nos Estados Unidos em 1999, por David Weck, o equipamento ajuda na busca por força e equilíbrio, além de contribuir para a melhora da postura e da consciência corporal.

O que é o Bosu?

É semelhante a uma bola cortada ao meio. Costuma pesar cerca de oito quilos, podendo suportar até mil. Ele conta com um lado rígido e estável e outro semicircular, feito de material elástico. É a opção mais segura para a prática de atividades de equilíbrio, sendo um substituto adequado para a bola suíça, também conhecida como bola de pilates.

O Bosu possibilita flexões de braço, abdominais, pulos e a prática de todos os exercícios do pilates. Por envolver a necessidade de equilíbrio, os movimentos feitos no equipamento devem ser monitorados por professores de educação física. Assim como qualquer atividade, quando praticados da maneira errada, eles podem ocasionar lesões.

bosu

Benefícios do Bosu

- Trabalha o equilíbrio e a coordenação

- Fortalece músculos profundos, normalmente não trabalhos na musculação

- Melhora a postura, garantindo o alinhamento correto da coluna

- Permite a criação de diversos exercícios, sendo considerado um equipamento versátil

- Propicia a consciência corporal, por meio do alinhamento do eixo de gravidade

- É aliado contra a flacidez, pois contribui para fortalecer os músculos

- Auxilia no fortalecimento do centro de força, que compreende abdômen, quadril e lombar.

Pilates tonifica o corpo

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre o Bosu, descubra mais sobre a técnica do pilates, que ajuda a controlar o estresse e a aumentar a autoestima.

O pilates utiliza os 29 pares de músculos do core, o centro de força. Eles são importantes para a sustentação da bacia, da pélvis e da coluna.

Além de permitir o fortalecimento dos músculos do corpo inteiro, o pilates é aliado no controle do estresse e da ansiedade - tudo por conta da respiração controlada, feita através do diafragma, o principal músculo respiratório.

A prática busca aumentar a flexibilidade e a mobilidade. É uma boa ideia para quem procura melhorar a postura, já que propicia uma reeducação postural, trabalhando os locais que podem estar causando dores nas costas. É ideal também para atletas, reduzindo dores musculares e ajudando a prevenir lesões.

Você já usou o Bosu? Como foi? Compartilhe a experiência conosco! E aproveite para conferir mais dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.


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bola suíça
treino de pilates
alongamento
abdominal

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