Exercícios e Treinos

06/04/2015 05:43 - Atualizado em 07/11/2016 02:06

Melhor desempenho físico: Dicas importantes para elas!

Sem modismos, o papo aqui é fisiológico. Entenda como o seu organismo funciona e o estimule da maneira correta.

POR

Carla Nunes

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É sabido que mulheres adoram revistas de moda, tendências e comportamento. Uma espécie de “feminice” que nos faz correr atrás de tudo aquilo que nos torne mais atraentes, bonitas, mais “in” em tudo. Desde sempre! É preciso ter cuidado com as armadilhas perigosas, as que nos são dadas e as que criamos e acabamos crendo. Tem muito padrão imposto por aí que não se encaixa em todos os casos, ou melhor dizendo, em corpos, gente! 

Alguns toques para as mulheres que desejam o corpo dos sonhos:

Celulite, todas nós trememos, baby!

Todas nós, em algum momento. Não há uma mulher no planeta que, em algum momento da vida ou do ciclo menstrual, que não passe por essa. Celulite é quando aquelas gordurinhas se instalam entre uma espécie de rede de tecido conjuntivo e ficam ali, espremidas, tanto maior quanto for a quantidade que estocamos com má alimentação e falta de exercícios. Ela não é genética, gente! Há como controlar a “monstra”. O segredo é manter a prática de exercícios, dar mais atenção à diminuição de massa gorda (percentual de gordura) e menos ao peso corporal (que pode significar massa magra, retenção hídrica, massa óssea, não somente a gordura).

Mulheres em fase fértil da vida, dica que pode auxiliá-las no controle da gordura localizada:

Durante a primeira fase do ciclo menstrual, ocorre uma maior produção do estrogênio e, com isso o corpo tende a absorver mais a gordura que ingerimos até o pico ovulatório (que ocorre no meio do ciclo), e vai declinando até o período menstrual. Ou seja, é justamente nessa primeira fase do ciclo que devemos dar maior atenção ao que comemos (não se iludam: estoques de gordura sempre haverá, é fisiológico e necessário (Leia o artigo sobre gorduras na seção “Eles explicam”). Algumas mulheres têm a sua força física realmente aumentada durante o período menstrual e, para aquelas que passam por alguma cólica, o exercício ajuda (e muito) no alívio da dor. Reparem como eu estou tentando desqualificar aquela velha desculpa de que não dá para malhar quando se está naqueles dias!

Veja também:

Sem dúvidas: Saiba tudo sobre menstruação

TPM: Entenda como sua alimentação pode ajudar você nesse período

Entenda como funciona o ciclo menstrual e por que ele se altera

Beber água. Vou fazer aqui uma analogia:

Quando soubemos da crise hídrica e do risco da falta de água na nossa casa, prontamente partimos para a economia, esbanjamos menos o líquido da vida. Nosso corpo faz o mesmo! Sem ingestão de água, ele entende que precisa retê-la e, bingo para quem pensou em retenção de líquido, inchaço! Sim, aquela que também tememos e nos faz acreditar que estamos gordas diante do espelho ou da roupa que ficou apertada de uma hora para outra. Conclusão: beba água. Garrafinhas sempre a mão, meninas! Não custa nada.

Veja também:

Retenção de líquido: Entenda possíveis razões

É Bom Pra Quê? Alimentos diuréticos

Metabolismo:

O metabolismo das mulheres não é como o dos homens, por questões hormonais e pelo somatotipo, o nosso é mais lento, trabalha de maneira mais suave. Nada de chegar junto aos homens em relação a quantidade de comida na hora das refeições. Eles (geralmente) podem mais que a gente. Justamente por isso costumo lançar mão de alguns alimentos termogênicos no preparo de alimentos. São aqueles alimentos que auxiliam o corpo na produção de calor, podendo dar um empurrãozinho no metabolismo, ajudando a queimar mais calorias. Exemplos: gengibre, canela, brócolis, pimentas frescas e outros que um profissional de nutrição terá grande satisfação de recomendar para o seu cardápio de acordo com o objetivo e rotina física.

Conheça os profissionais de Nutrição que colaboram com o Vivo Mais Saudável

A questão preguiça:

Todo ser humano sente. Trago aqui um vídeo do médico Dráuzio Varella, que também colabora com o Vivo Mais Saudável, no qual ele fala sobre esta questão. Assista para entender a sua preguiça como algo normal, mas não como desculpa para atrapalhar a rotina de exercícios desejada:

Meninas, meu recado final nesse artigo é: corpo ativo é corpo vibrante, viçoso, notável! De quebra, nos tornamos companhias mais interessantes, na medida em que passamos a topar qualquer programa, do cinema à trilha, da balada à pedalada. Golaço!

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