Exercícios e Treinos

05/07/2014 09:00 - Atualizado em 28/11/2016 01:22

Mãozinha contra a balança: aprenda como secar a barriga em 7 passos

Como secar a barriga não é segredo, mas envolve uma série de mudanças de postura.

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Redação

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Ninguém gosta de ficar com aquela barriguinha saliente ou pesada. Ela faz a pessoa quebrar a cabeça na hora de escolher roupas – com a finalidade de escondê-la –, a deixa com vergonha de ir à praia e tirar a camisa e, em casos mais acentuados, até pode causar dificuldades para fazer alguns movimentos. Mas esse é um problema totalmente reversível. Se você quer saber como secar a barriga, lembre-se: não existe uma fórmula mágica, mas um conjunto de hábitos que você deve adotar para ter uma vida mais saudável.

Como secar a barriga

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Como secar a barriga? A pergunta tem várias respostas. Mas tudo começa com a conscientização de que haverá esforço envolvido. E provavelmente grande.

Agora que você já desistiu da ideia de secar a barriga sem esforço, conheça alguns hábitos e exercícios que vão ajudar nessa empreitada:

Como secar a barriga em 7 passos

Alimentação

Como secar a barriga apenas com exercícios? Se esse é o seu objetivo, saiba que vai ser bem mais difícil se não for adotada, em conjunto com as atividades físicas, uma dieta balanceada. Aposte nos alimentos termogênicos. Eles têm o efeito de acelerar o metabolismo e aumentar a nossa temperatura corporal. Isso significa que no processo de digestão será consumida mais energia, o que resulta em uma queima maior de calorias ao longo do dia. Exemplos de alimentos termogênicos são a pimenta vermelha, gengibre, canela, peixes com ômega-3, café, chá verde e outros. Varie bastante, pois abusar de alguns deles pode causar prejuízos.

Corte a gordura

Por outro lado, corra de alimentos muito calóricos. Não basta apenas se encher de termogênicos se as suas refeições ainda estão muito calóricas. Evite frituras e doces, incluindo aí bebidas adocicadas, como sucos industrializados e refrigerantes.

Cerveja

A conhecida barriga de cerveja não é mito. Um copo de cerveja tem 200 calorias, que se transformam em gordura e acumulam na região abdominal. Os principais alvos costumam ser os homens, pois eles têm maior propensão a armazenar gordura no abdômen.

Mexa-se

Tomados os cuidados com a alimentação, agora sim você se dedicar aos exercícios físicos. Só musculação não adianta: tem que suar bastante. Aposte em exercícios aeróbicos. Se você está muito fora de forma, comece com uma caminhada, depois evolua para a corrida. Outras ótimas opções são a natação (que não tem impacto e melhora muito a flexibilidade), o ciclismo e pular corda (que pode queimar até o dobro de calorias de uma corrida). Os exercícios aceleram o metabolismo do corpo, queimando bastante gordura.

Abdominais

Não há como secar a barriga apenas com abdominais, mas uma vez que você já se acostumou com os exercícios aeróbicos – meia hora por dia já é ótimo – pode partir para as abdominais. Esse clássico exercício vai servir para dar rigidez aos músculos do abdômen, ajudando a obter a famosa barriga tanquinho. Como essa musculatura é mais resistente do que as outras, pode ser trabalhada todos os dias.

Postura

Praticar exercícios vai ajudar você a ter uma postura melhor. E acredite, esse é um fator que contribui para a sua barriga parecer ainda maior. Se você está curvado, em uma posição errada, a pança se projeta para frente. É recomendável também práticas que ajudam a corrigir a postura, como pilates ou yoga.

Relaxe

Pouca gente sabe, mas o estresse também induz o ganho de peso. E isso não se deve ao fato de que uma pessoa estressada pode compensar suas aflições no prato, mas sim porque, nessa condição, o corpo libera cortisona, um hormônio que está ligado ao excesso de peso.

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