Exercícios e Treinos

03/07/2015 03:34 - Atualizado em 28/11/2016 05:28

Malhar em casa exige planejamento e cuidado

Lavar o carro ou limpar a casa potencializa os resultados da academia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você nem sempre tem paciência ou disposição para ir à academia? Talvez um plano de exercícios que possam ser feitos no conforto do lar seja uma alternativa para se manter em movimento. Porém, apesar de mais confortável, malhar em casa pode ser perigoso.

Claro que há benefícios, como ganhar tempo e economizar a grana da mensalidade. Por outro lado, não contar com auxílio profissional é um risco. “Não saber dividir corretamente os grupos musculares e não ter planejamento também são problemas”, diz Gilmar Ravazoli, professor de Educação Física da Academia Fit Premium.

Já para os ratos de academia, malhar em casa pode ser uma forma de complementar os estímulos praticados durante o treino. Saiba como fazer isso com segurança.

malhar em casa

Como malhar em casa?

Caminhadas e abdominais são exercícios sem mistérios e que podem fazer parte do seu plano de estímulos. “No caso do abdominal, por exemplo, a pessoa deve ter boa consciência corporal. Caso contrário, ela pode apresentar lesão no pescoço”, comenta Ravazoli.

Tarefas diárias, como lavar o carro ou limpar a casa, são considerados exercícios que acrescentam estímulos para o corpo. “Sem perceber, a pessoa já está complementando o seu o treino de academia”. afirma.

Se você deseja começar a praticar alguma atividade física mais leve, reserve um período do dia para caminhar. Pode ser de manhã, à tardinha, como você preferir. Para sua segurança, comece com caminhadas leves e mais tranquilas. Ao notar evolução, aumente a velocidade e o tempo de execução do exercício.

Outra boa dica é a dança. Sempre que tiver um tempo, afaste os móveis da sala e aumente o som! O hábito de dançar, além de divertido, é uma atividade aeróbica que colabora para perder as calorias extras e para tornear diversos músculos do corpo. Não esqueça de respeitar seu limite físico e realizar movimentos leves.

malhar em casa

Malhar em casa traz riscos

Pessoas que desejem partir para um treino de alta intensidade, que enfrentem doenças ou que precisem de correções posturais não devem praticar exercícios em casa. “Sempre que o indivíduo tiver a opção de ir a um lugar adequado e com profissionais especializados, é muito mais seguro para ele”, salienta o professor Ravazoli.

O risco de passar dos limites e comprometer a saúde é outra dificuldade do hábito de malhar em casa. “A pessoa que está praticando exercícios sem o acompanhamento de um profissional qualificado pode pecar pelo excesso. Isso pode ocasionar lesões, fraturas e até mesmo outras doenças”, alerta o especialista.

Você tem o hábito de malhar em casa? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
exercícios caseiros
atividade física em casa
aeróbico
dança

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ