Exercícios e Treinos

28/06/2014 09:00 - Atualizado em 05/12/2016 07:42

Jump emagrece mesmo? Tire suas dúvidas sobre a atividade

Jump emagrece e ainda oferece outros benefícios à saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Todo mundo gosta de pular na cama elástica. O que pouca gente sabe é que, com alguns ajustes, essa atividade pode ajudar a perder peso e a atingir a forma física ideal. É sério: fazer aula de jump emagrece e equivale a uma sessão de drenagem linfática. A atividade pode queimar até 600 calorias em 50 minutos. 

Jump emagrece mesmo?

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Pode acreditar: o jump emagrece. Isso porque a atividade tem características aeróbicas, com a coordenação entre pequenos saltos, corrida estacionária e movimentos coreografados sobre uma minicama elástica individual, popularmente conhecida como minitrampolim.

E além de ser um excelente aliado na busca pelo corpo perfeito, o jump é muito divertido. Afinal, quem não gostaria de perder peso pulando em cima de pequenas camas elásticas?

Não espere algo tão fácil quanto pular por conta própria em uma cama elástica. No jump, os exercícios são orientados por um instrutor e variam bastante, embora tenham exigência motora de fácil compreensão. Mesmo assim, a prática envolve concentração e favorece a manutenção da postura.

Por ser praticado em uma superfície elástica, o jump favorece o equilíbrio corporal e propicia a movimentação orgânica, do tipo que não se obtém ao flexionar os músculos nos equipamentos tradicionais da academia. Em vez de trabalhar apenas músculos superficiais, de forma quase mecânica, esta atividade vai além. Com a instabilidade, o corpo é forçado a ativar os músculos estabilizadores, incluindo lombar e abdômen.

Só não se empolgue demais: o jump emagrece, mas não é mágicoNenhuma atividade física é completa por si só, e os esportistas de quaisquer modalidades deveriam realizar outros exercícios, no intuito de promover a harmonia muscular. Você pode alternar aulas de jump em um dia com corridas em outro, por exemplo. Sempre, claro, respeitando seus limites físicos.

Jump e drenagem linfática

Um dos motivos pelos quais o jump emagrece é a diminuição da retenção de líquidos. Costuma-se dizer que a atividade corresponde a uma drenagem linfática, trazendo melhores resultados do que os obtidos com as tradicionais massagens corporais. A massagem não provoca a contração voluntária dos músculos, ao contrário do exercício físico, que proporciona uma contração originada pela atividade do próprio músculo.

Durante os movimentos do jump, os saltos no minitrampolim resultam em uma grande contração dos músculos dos membros inferiores. Isso gera ao redor dos vasos linfáticos uma compressão maior e provoca uma curva ascendente muito maior do direcionamento da linfa para a bexiga. É por isso que, logo depois da aula, costuma haver o aumento da vontade de urinar. Assim, eliminam-se mais líquidos, diminuem-se os inchaços, e o jump emagrece.

Jump emagrece e tem outros benefícios

Agora que você já sabe por que o jump emagrece, fique atento a outros benefícios da atividade:

- Elimina os ácidos lácticos

- Desintoxica os tecidos

- Potencializa e oxigena a musculatura, além de favorecer a hipertrofia dos membros inferiores, principalmente dos músculos das pernas

- Aprimora a composição corporal e modifica o perfil de lipídeo sanguíneo devido ao alto gasto calórico

- Oferece baixo risco de lesões

Melhora a condição cardiovascular e contribui para o sistema linfático e circulatório

- Auxilia na prevenção da osteoporose.

Gostou do texto ? Deixe seu comentário ou compartilhe sua experiência! 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ