Exercícios e Treinos

28/06/2015 04:44 - Atualizado em 12/11/2016 01:04

Isotônicos devem ser consumidos com moderação

Eles repõem energia após treinos pesados, mas levam sódio e açúcares.

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Redação

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Muitos atletas costumam ingerir isotônicos após atividades físicas. No entanto, o consumo desse tipo de bebida deve ser feito com moderação, pois ela contém uma taxa alta de sódio - entre 50mg e 160mg.

Tanto os exercícios quanto o calor fazem com que o ser humano perca líquidos através do suor. Nem sempre a água faz toda a reposição da perda, pois o processo elimina sais minerais importantes para o bom funcionamento do corpo humano. Saiba como os isotônicos contribuem nesse processo.

isotonicos

Os prós e contras dos isotônicos

A nutricionista Letícia Proença explica que os isotônicos atuam como hidratantes corporais, associando uma reposição hidroeletrolítica (de vitaminas e minerais). Eles atuam hidratando as células do organismo.

Os isotônicos repõem os sais minerais, como sódio e potássio, além de carboidratos perdidos pelos praticantes de atividades físicas. As bebidas também contribuem para hidratar o atleta.

No entanto, segundo a nutricionista, o consumo deve ser moderado. “Quando trabalhamos com isotônicos industrializados, estamos consumindo uma grande quantidade de conservantes, corantes e açúcares, portanto deve-se ter cautela no uso”, explica Letícia.

“Esses aditivos químicos podem provocar reações inflamatórias em nosso corpo e o excesso de açúcar pode interferir na glicemia, podendo aumentar o risco de resistência à insulina”, completa.

Os isotônicos são indicados para atletas de alta performance e para pessoas com quadro de desidratação e diarreia. “Em outras situações, não se aconselha o uso. Diabéticos devem ter cuidado redobrado por causa da quantidade de carboidratos presentes no produto”, aponta a profissional.

A quantidade ideal

Os isotônicos costumam ser muito calóricos. Logo, se você pratica atividades físicas para perder peso, saiba que o consumo regular da bebida pode prejudicar a conquista dos objetivos desejados.

Além disso, eles repõem nutrientes que, teoricamente, foram perdidos durante a atividade física intensa. Portanto, se você não pratica nenhum exercício, estará ingerindo calorias sem necessidade.

As quantidades, segundo a nutricionista Letícia, variam de acordo com cada pessoa e com o tipo de exercício executado. É preciso, também, levar em conta a quantidade de suor eliminada.

Opções para você substituir

Apesar de os isotônicos serem associados a uma vida saudável, constantemente encontrados nos corredores das academias, eles são ricos em uma série de conservantes, calorias e sódio.

Para garantir hidratação e não abrir mão de um organismo em ordem, é possível substituir o consumo da bebida por opções mais benéficas. Confira algumas sugestões:

- Água

- Chás gelados

- Água de coco

- Sucos naturais com baixa taxa calórica, como limonada e sucos de melão, morango ou maracujá.

Vale lembrar que, quando consumidos de forma moderada, os isotônicos não são prejudiciais e podem contribuir para recuperar nutrientes perdidos. Ter uma rotina regular de atividades físicas também é importantíssimo para garantir um organismo saudável.

Você costuma consumir esse tipo de bebida? Conte nos comentários! E aproveite para conferir as dicas de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

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exercício físico
suor
sais minerais
calorias

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