Exercícios e Treinos

25/07/2014 05:30 - Atualizado em 06/12/2016 06:54

Inspire-se no Splitter: veja dicas de basquete para principiantes

Com empenho e dedicação, Tiago Splitter deixa sua marca no basquete mundial.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Tiago Splitter joga atualmente na posição de pivô no time San Antonio Spurs, dos Estados Unidos, onde foi campeão da liga norte-americana de basquete, a mais valorizada do mundo. Com o troféu, ganhou grande reconhecimento, pois foi o primeiro brasileiro a conquistar o título. Mas chegar lá não foi fácil.

Splitter é inspiração para esportistas

Nascido em Santa Catarina, o jogador de 29 anos começou sua carreira no clube Ipiranga de Blumenau, sua cidade natal. Com 15 anos de idade, ele já foi transferido para o basquete da Espanha, onde se destacou e jogou até 2010, indo então para os EUA fazer parte da equipe em que atua até hoje.

Foto: Shutterstock

Jogar em um time da NBA e ainda ser campeão da liga é tudo com que um jogador de basquete pode sonhar. É o prêmio máximo do esporte. Mas para chegar lá é preciso muita dedicação e persistência.

A preparação de um jogador como Splitter

O atleta de basquete tem que ter paciência, pois normalmente não se consegue espaço em uma equipe de forma fácil e rápida. Splitter precisou treinar bastante, aguardar oportunidades, viajar para a Espanha e se ver longe de sua família bem cedo para estar pronto e ter condições de jogar quando chegasse o seu momento.

Um jogador de basquete profissional como Splitter tem uma média de três jogos por semana durante a temporada de competição, então é preciso ter uma rotina de sessões de treinamento e musculação, alternando com o descanso que o corpo precisa.

É importante entender que todos têm suas limitações, sejam elas físicas ou técnicas, mas que sempre se deve buscar o aprimoramento dos seus fundamentos e a evolução deles. No basquete, Michael Jordan, um dos grandes atletas de todos os tempos, é um exemplo perfeito de jogador que lutou contra suas próprias limitações para se sobressair sobre os demais e se tornar uma lenda do esporte.

Dicas para quem está começando

O basquete é um esporte que exige alta capacidade do atleta: é preciso força, velocidade, resistência, potência e foco. Por isso, além do treinamento diário, é muito importante ter uma alimentação saudável e balanceada, que contenha todos os nutrientes e as proteínas necessárias para o corpo do jogador.

O primeiro passo é incluir na rotina uma dieta equilibrada, composta por muitos carboidratos, que dão energia para aguentar os treinos que exigem muito esforço. Além disso, deve conter proteína, gordura e uma grande variedade de alimentos saudáveis como frutas, legumes e grãos integrais. O ideal é comer de cinco a sete refeições por dia, e não esquecer de beber muita água.

Para ser um jogador de basquete e jogar profissionalmente, não basta somente gostar do esporte, ter o tipo físico e vontade de jogar. É preciso ter muita dedicação e persistência para seguir uma rotina de treinamentos puxados e uma dieta com a alimentação adequada.

Então, o ídolo do basquete Tiago Splitter é um exemplo de sucesso e deve servir como inspiração para os que sonham um dia chegar aonde ele chegou.

Você gosta de basquete? O que você achou da história dele? Quais são suas maiores fontes de inspiração?

TAGS
inspiração
motivação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ