Exercícios e Treinos

06/05/2015 03:32 - Atualizado em 30/11/2016 04:37

Insanity workout transforma o treino num game

Série de exercícios de alto impacto exige o máximo do corpo para garantir definição muscular.

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Redação

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Criado por Shaun T, personal norte-americano, o Insanity workout visa ao gasto máximo de calorias, acarretando a perda de peso e a definição muscular. Com a mistura de aulas aeróbicas e de resistência, o exercício é considerado por seus praticantes uma forma motivadora e animada de conquistar o corpo perfeito.

Saiba mais sobre o Insanity workout

A principal pergunta é: você consegue? Livre de máquinas de academia e utilizando apenas o peso do próprio corpo, o indivíduo que está disposto a praticar o Insanity workout, deve estar comprometido com a proposta. Por envolver 60 dias e seis treinos semanais, nenhuma das rotinas deve ser esquecida.

São 11 aulas normais e três premium. O kit em DVD do Insanity workout conta com calendário para a sequência das aulas, controle de exercícios e livro de nutrição. Cada aula contém de 30 a 55 minutos, envolvendo aquecimento, séries de exercícios e alongamento para relaxar os músculos.

insanity workout.

Feito para acompanhar o seu progresso, o fit test é efetuado no primeiro dia e repetido a cada fim de mês. O controle de treinamento, que envolve oito exercícios e relaxamento, serve para identificar as suas conquistas. Nessa fase, você deverá identificar quantos exercícios você consegue fazer em apenas um minuto. Conte e anote no seu controle.

Como funciona o Insanity workout

Para praticar o Insanity workout, você deve seguir a sequência do calendário. Durante os seis dias, você deverá acompanhar as atividades sem descanso - o relaxamento ocorre apenas uma vez por semana, num dia escolhido por você mesmo.

Em alguns dias, o treino poderá ser duplo. Ele irá envolver atividades variadas e um segundo vídeo, específico para a região do abdômen.

Os exercícios passados pelo personal americano compreendem saltos, corridas, flexões, agachamentos e abdominais. Eles são separados por três estágios de quatro ou cinco minutos. A progressão é semelhante a um game, em que as fases vão ficando mais difíceis.

No primeiro momento, cerca de cinco exercícios de um minuto cada são feitos em uma velocidade considerada tranquila. Para concluir a adaptação, há 30 segundos de repouso.

Na segunda fase, a série é repetida, mas em uma velocidade mais frenética. Novamente, 30 segundos de pausa e relaxamento são dados. A última fase, a mais difícil, compreende os mesmos exercícios, mas em velocidade máxima. Após a finalização dessa parte, mais uma série é dada por Shaun e as fases, recém-feitas, são repetidas.

Quem pode fazer?

Por ser extremamente dinâmico, o Insanity workout deve ser praticado por indivíduos que já passaram por consulta médica de controle cardiovascular. Crianças e idosos também devem escolher outras atividades aeróbicas, como caminhadas e esportes menos ativos.

Se você está fora do grupo de risco, mas vive com problemas nas articulações e sofre com dores desagradáveis, também deverá escolher outras opções de ginástica. O Insanity, por ser uma atividade de alto impacto, pode prejudicar as juntas já ameaçadas por dores.

Agora, caso você esteja apto para o exercício, é só começar! Após os 60 dias, existem três opções:

Continuar: recomece o calendário para garantir mais perda de peso e aumento dos músculos.

Aumentar o nível: Shaun T já criou outra opção ainda mais insana. Procure pelo nível avançado.

Diminuir o número de treinos: você já conseguiu os resultados que gostaria e apenas deseja mantê-los? Pratique o Insanity workout apenas três vezes por semana.

Quer tentar? Conte para nós! E não esqueça que você sempre encontra dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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aeróbico
resistência muscular
alto impacto
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