Exercícios e Treinos

08/01/2015 01:10 - Atualizado em 29/11/2016 01:30

Hatha Yoga proporciona benefícios físicos e mentais

Maior flexibilidade e perda de peso são possíveis resultados da prática do Hatha Yoga.

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Redação

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Indicado para todas as pessoas, o Hatha Yoga é uma alternativa que une práticas de concentração e equilíbrio em prol do corpo humano. Com aulas bastante completas, esse método envolve asanas (posturas), exercícios de respiração (pranayamas) e purificações (shat karm).

O Hatha Yoga, de origem indiana, traz inúmeros benefícios na vida daqueles que o praticam. Vamos descobrir quais são eles? Acompanhe.

O Hatha Yoga na transformação do corpo

Para iniciar a prática do Hatha Yoga, é necessário a orientação de um yogue, um profissional devidamente qualificado que vai acompanhá-lo passo a passo. Isso porque a técnica, como qualquer tipo de Yoga, requer foco, concentração, controle dos movimentos, respeito aos limites do próprio corpo e acima de tudo disciplina para se obter bons resultados.

Hatha yoga

Quem começa a praticar o Hatha Yoga, já nas primeiras aulas, percebe a melhora do ritmo respiratório e a desaceleração dos batimentos cardíacos. Se praticado regularmente, funciona como um mecanismo eficiente para obter mais energia ao mesmo tempo em que relaxa, acalma a mente e proporciona o bom funcionamento de todos os sistemas que compõem o corpo.

Embora o objetivo do Hatha Yoga não seja promover mudanças estéticas, elas ocorrem naturalmente, de dentro para fora. Mais consciente do próprio corpo, o praticante passa a ter hábitos e alimentação saudáveis, inicia uma mudança de comportamento e pensamento - alterações de comportamento que acabam resultando em um corpo saudável, flexível e forte.

Os benefícios do Hatha Yoga

O Hatha Yoga auxilia na perda de peso, alivia dores nas costas, melhora a circulação, o aparelho digestivo, glandular e define as formas do corpo sem causar o aumento dos músculos. Como trabalha fatores mentais e emocionais, ajuda na concentração e memória além de auxiliar no tratamento de doenças psíquicas, aliviar o estresse, melhorar o sono, aumentar a autoestima e proporcionar paz interior e autoconhecimento.

A prática do Hatha Yoga durante a gestação pode ser uma aliada das futuras mamães. Isso porque o corpo se mantém forte e flexível, pronto para enfrentar todos os desconfortos característicos desse período. Na hora do parto, a técnica ajuda a mulher a ter um controle maior sobre a musculatura e do sistema respiratório dando a ela confiança e tranquilidade.

Porém, após o parto, é necessário cuidado para retornar às atividades do Yoga. Indicado a partir da terceira semana depois de a mulher ter dado à luz, aos poucos, a mamãe precisa se adaptar a posturas que auxiliam no fortalecimento do abdômen. Isso colabora para que o útero volte ao tamanho normal e o fluxo de leite aumente.

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