Exercícios e Treinos

25/10/2015 08:20 - Atualizado em 26/05/2016 09:40

Happy dance: Emagreça sem perder a disposição

Modalidade propõe aulas de danças animadas para todos os públicos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você quer ficar de bem com a balança, a ideia de se exercitar é sempre necessária. Agora, caso musculação ou pilates pareçam alternativas monótonas, uma opção divertida e animada pode ser a happy dance.

O exercício - que significa "dança feliz", em português - propõe exatamente o que o nome sugere: um momento de descontração, exercitando-se ao som de músicas animadas e coreografias agitadas. Conheça os benefícios dessa modalidade e entre em forma já!

alunos praticando happy dance

O que é a happy dance?

A modalidade surgiu nas escolas do Japão, que trouxeram para as salas de aula uma pausa para se divertir. A modinha logo migrou para diferentes partes do mundo e encantou aqueles que buscavam uma atividade física livre de regras ou que demandasse alguma experiência prévia.

A happy dance, ao contrário de outros estilos de dança, não foca exclusivamente em coreografias perfeitas, mas, sim, na movimentação durante a prática. Os exercícios aeróbicos são criados por educadores físicos. Além disso, a aula engloba a motivação dos alunos e o desenvolvimento da autoestima.

Os estilos musicais são variados, indo do funk ao hip hop. Os passos podem até parecer complicados de decorar em um primeiro momento, mas, ao longo das aulas, o aluno já vai se soltando e aprendendo a coreografia. E o melhor: se errar, não tem problema. O importante mesmo é se divertir.

Saiba Mais
Dançar jazz ajuda a deixar o corpo em forma
Dança indiana melhora o equilíbrio e a coordenação
Tango: Caia nessa dança sedutora e emocionante

Por que apostar no happy dance?

A boa notícia é que qualquer pessoa pode praticar a atividade, desde crianças até idosos. Além do gasto calórico, a dança animada colabora para a melhora da circulação sanguínea, do fortalecimento muscular e ósseo, do equilíbrio e da coordenação motora.

O aluno também desenvolve a consciência corporal, ou seja, conhece melhor o seu corpo, seus movimentos e seus limites. Caso não consiga pular tão alto ou girar com tanta rapidez, irá aprender a fazer o movimento à sua maneira.

Movimentar-se é garantir mais qualidade de vida. A happy dance melhora o humor até naqueles dias mais estressantes. Por isso, a modalidade vem sendo inserida inclusive em escolas, propondo muita descontração entre os colegas. Assim, junto com o exercício, as relações sociais também ficam mais fortes.

A vergonha não tem lugar durante as sessões de happy dance. O grande objetivo da atividade é justamente trazer uma dose de alegria e autoconfiança ao aluno, o que se estende para outras áreas da vida.

Que tal experimentar essa novidade e desfrutar dos benefícios? Chame a mãe, o marido ou os amigos para participar! Depois de aprender as coreografias, dá até para se arriscar alguns passos numa festa ou numa reunião de família. Depois nos conte como foi!

Aproveite, ainda, para conferir outras dicas de bem-estar e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
dança
emagrecer
aeróbico
diversão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ