Exercícios e Treinos

15/03/2015 12:02 - Atualizado em 09/11/2016 11:35

Golpes de jiu-jitsu ajudam a definir o corpo: Pratique

Os golpes de jiu-jitsu utilizam a força natural do atleta para derrubar o adversário.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com torções, imobilizações e pressões que garantem a dominação do adversário, o jiu-jitsu é uma arte marcial japonesa que utiliza a força própria e a do oponente. Com técnicas diferenciadas, os golpes de jiu-jitsu permitem lutadores de diferentes tamanhos possam combater em pé de igualdade - e ainda garantir um corpo definido e saudável.

Principais golpes de jiu-jitsu

Confira quais são os golpes de jiu-jitsu mais usado nos embates dentro do tatame:

Queda

É toda e qualquer instabilidade do adversário. As posições de queda podem ser de costas ou de lado. Caso o oponente caia fora da área de segurança, o ponto é válido, desde que a jogada tenha sido iniciada dentro da área delimitada. A queda rende dois pontos para o atleta que causou a projeção.

golpes de jiu jitsu

Guarda

É dividida em guarda aberta ou fechada. A fechada é vista quando um dos atletas está no chão, com as costas encostadas no tatame, prendendo o seu adversário com as pernas. A guarda aberta também se identifica pelas costas no chão, mas o atleta não precisa estar com o adversário entre as suas pernas.

Passagem de guarda

É identificada quando o atleta muda de posição e sobe por cima do adversário. Para fazer a troca, ele passa uma das pernas por cima e consegue deixar o oponente completamente de costas para o chão, mantendo-o preso em suas pernas.

Pegada pelas costas

É quando o atleta segura o seu adversário pelas costas e apoia os seus calcanhares sobre as coxas. Esse é considerado um dos golpes de jiu-jitsu mais complicados, já que o ponto só é computado se a pessoa estiver com os dois calcanhares sobre as coxas.

Joelho na barriga

É um dos golpes de jiu-jitsu que permitem a dominação do adversário. Quando o atleta está por cima, ele pode colocar o joelho sobre a barriga do oponente, ficando com a perna flexionada e os pés no chão. Ele também deve segurar o braço, a gola ou a faixa do seu adversário.

Montada

Com os joelhos e pés no chão, o atleta monta sobre o seu oponente. No chão, o adversário pode estar posicionado de frente, de lado ou de costas. É necessário o cuidado para ficar montado sobre apenas um dos braços do atleta.

Finalização

Entre os golpes de jiu-jitsu, a finalização é considerado o mais importante. É quando o adversário desiste da luta, por motivos de cansaço ou por dificuldades de sair de estrangulamentos e torções. Para desistir, o oponente deve dar três tapas no chão.

Golpes de jiu-jitsu servem para a academia?

Não. O jiu-jitsu é uma técnica ensinada por professores que estudaram profundamente a arte marcial. Nas academias, existem aulas aeróbicas de lutas, onde você pode praticar movimentos animados e energéticos, que ajudam a emagrecer.

Se você deseja praticar o jiu-jitsu, a melhor dica é procurar uma escola específica da luta. Uma hora de atividade pode queimar até mil calorias, sem contar os ganhos em força e definição muscular.

Gostou das dicas de atividade física? Então deixe um comentário! E concorra agora a um smartphone Sony Xperia enviando um zap para o Vivo Mais Saudável. Adicione (21) 96702-5151 nos contatos do seu celular e responda: "Como um app pode ajudar você a ser mais saudável?". Saiba mais aqui.

TAGS
luta
arte marcial
definição muscular
emagrecer

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ