Exercícios e Treinos

01/07/2014 09:00 - Atualizado em 02/12/2016 08:45

Ginástica localizada queima gordura em aula de 1 hora

Ginástica localizada pode ajudar a esculpir o corpo em casa ou na academia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A ginástica localizada é uma ótima opção para quem quer obter um bom condicionamento físico. Em casa ou na academia, uma sessão de 50 minutos pode queimar até 500 calorias e ajudar a eliminar a gordura localizada.

Como é feita a ginástica localizada

Foto: Shutterstock

Ginástica localizada pode ser praticada na academia ou em casa. Foto: Shutterstock

A ginástica localizada tem movimentos repetidos, focados em determinados grupos musculares, com pausas de descanso entre cada repetição. Os exercícios são rítmicos e simples, muitas vezes sem o uso de equipamentos – apenas com alguns acessórios, como halteres, pesos de perna e bastões, em um ou outro exercício. A atividade trabalha a flexibilidade corporal com movimentos como flexões e saltos, usando apenas o peso do próprio corpo.
 
Muita gente quer trabalhar a sua musculatura e não gosta do método de musculação tradicional, por achar muito monótono. Além de ter a vantagem de trabalhar um conjunto maior de músculos, a ginástica localizada é mais dinâmica se comparada à musculação.

Você pode optar por fazer aulas orientadas em grupo. Assim você faz sociabiliza e tem mais motivação e ânimo para os exercícios. O professor planeja uma aula que trabalha de maneira equilibrada todos os grupos musculares de nosso corpo, e os movimentos podem ser realizados de acordo com a batida de uma música, o que deixa tudo mais divertido.

Benefícios da ginástica localizada

Uma aula de ginástica localizada costuma ter cerca de uma hora de duração. Esse tempo é o suficiente para queimar aproximadamente 500 calorias.

Com o treino, você vai trabalhar a respiração e o sistema cardiovascular, melhorando essas funções, além, é claro, de fortalecer os músculos e aprimorar as suas habilidades psicomotoras – como agilidade, equilíbrio e coordenação. Esse conjunto de benefícios vai resultar, caso você tenha disciplina e frequente as aulas com regularidade, no corpo que você sempre quis ter.

Ginástica localizada contra a gordura localizada

Nossa principal motivação deve ser sempre a saúde. Mas não podemos fingir que a estética não conta. As gordurinhas localizadas são o terror de homens e mulheres.

Elas costumam se localizar em áreas como abdômen, costas e braços. Enquanto as mulheres sofrem com o chamado culote, os homens ganham com muita facilidade aquela barriguinha de chope. Isso pode acabar com a autoestima da pessoa, que se preocupa sempre em usar roupas que escondam esse excesso de gordura.

Nesse caso, a ginástica localizada pode ser uma solução muito melhor do que apenas varrer a sujeira para debaixo do tapete. Consulte um personal trainer ou preparador físico que ele vai lhe orientar a realizar exercícios que vão trabalhar especialmente a parte do seu corpo que lhe incomoda mais.

Dicas para fazer ginástica localizada

- O alongamento é fundamental para antes e depois da ginástica localizada. Primeiro para aquecer os músculos, depois para relaxar e evitar dores posteriores.

- Uma boa dica é evitar trabalhar o mesmo grupo muscular em dias seguidos. Melhor intercalar.

- Considere frequentar aulas de ginástica localizada em grupos com mais de 10 pessoas. Você vai ver que a energia do ambiente vai motivar bastante.

- Mas atenção: se tiver aula com amigos, reserve outra hora para bater papo dia. O momento dos exercícios exige foco para que você realize o número correto de repetições e execute os movimentos da maneira certa.

Gostou do texto ? Deixe seu comentário!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ