Exercícios e Treinos

07/12/2015 06:00 - Atualizado em 15/11/2016 09:06

Gestantes podem fazer exercícios aeróbicos?

Será que fazer exercícios aeróbicos é uma boa opção para gestantes? A equipe do 30 Todo Dia explica pra você.

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Marcello Paiva / 30tododia

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Aquele papo de que grávida deve ficar apenas em repouso e se mover cada vez menos é coisa do passado. Exercícios aeróbicos podem sim ser ótimas opções para gestantes se praticados com cautela e moderação. Nós do Vivo Mais Saudável e a Julia Ericson, do 30 Todo Dia, vamos dar um help às futuras mamães a adicionar esse tipo de atividade no dia a dia. Confira!

 

Uns 20 anos atrás, os médicos recomendavam às gestantes a não deixar que seus batimentos cardíacos passassem 140-145 batimentos por minuto, mas hoje a ciência já não coloca mais essa restrição, falam que a mulher não precisa limitar sua taxa cardíaca abaixo daquele “máximo”, e incentivam as mulheres a praticarem exercícios físicos durante a gestação, principalmente, aeróbios. Eles acreditam que as mães mais ativas, tendem a ter uma gravidez mais saudável por diversos motivos.

Benefícios de exercícios aeróbios durante a gestação

- Ajudam a sustentar melhor o peso extra que o corpo vai ter;

- Ajudam no momento do parto, nas contrações e força que a gestante vai precisar fazer;

- Ajudam na recuperação pós parto. Se você se manteve ativa durante a gravidez, a volta ao seu corpo antigo é muito mais rápida;

- Ajudam no humor, sono, na energia e postura;

- Ajudam a evitar constipação, dores nas costas e inchaço;

- Ajudam na memória muscular, tônus, resistência, força;

- Ajudam a prevenir diabetes gestacional. 

Ou seja, tem inúmeros benefícios!

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Se você sempre foi ativa, não há problemas em se exercitar durante a gravidez, mas se você pretende começar a se exercitar na gestação, aí o acompanhamento médico tem que ser mais presente ainda.

Eu gostaria de ter comprado um polar para eu poder controlar mais o meu ritmo, mas como não o fiz até então, agora, a partir dos 6 meses de gestação, o polar começa a confundir o batimento cardíaco da mãe com o do bebê, portanto, não é tão preciso mais.

Mas como eu conheço bem o meu corpo, consigo me guiar pela minha própria respiração. Eu não deixo ficar muito ofegante, nem chegar à exaustão; esse é o limite que estabeleci para mim. Pratico os aeróbios inspirando e expirando pelo nariz e, pelo menos para mim, sei que esse é um ritmo bom.

Tem um site muito bom e confiável, mas americano, que tem a visão dos médicos de como lidar com a gestação, o parto e pós-parto, e fala tudo o que deve, pode ou não pode: www.acog.org (the american congress of obstetricians and gynecologists). Vale a pena dar uma olhada e tirar suas dúvidas.

Desafio da Semana

Participe! Tire uma foto da sua lista e poste no Instagram com as hashtags #vivomaissaudavel e #30tododia

Texto de Julia Ericson.

E você, pratica exercícios aeróbicos? Deixe seu comentário.

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