Exercícios e Treinos

07/02/2016 03:00 - Atualizado em 07/12/2016 11:51

Fortaleça o vasto medial e acabe com a dor no joelho

A cadeira extensora é o aparelho ideal para quem deseja fortalecer a região.

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Redação

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Fortalecer o vasto medial pode não ser o seu principal objetivo na academia, mas tem lá sua importância. Esse músculo é responsável por garantir o equilíbrio dos ossos do joelho e evitar lesões devido ao impacto dos exercícios. Sabe aquela dorzinha que atrapalha o treino? Pois ela pode ser evitada com alguns exercícios específicos.

Os joelhos sustentam o corpo e aguentam a pressão exercida pelos movimentos que você faz no dia a dia. Por isso, é necessário dar o devido valor à região, com estímulos de força e resistência. A seguir, confira dicas de um professor de Educação Física para melhorar essa musculatura.

mulher mostra o vasto medial

A importância do vasto medial

O vasto medial é um dos músculos que compõem o quadríceps. Quem explica é Franklin de Mello, professor da academia Bio Ritmo. “Dos quatro músculos que compõem o quadríceps, o vasto medial é o único que, durante o movimento de extensão, tende a puxar a patela mediamente, enquanto os outros três músculos tendem a provocar uma lateralização”, afirma.

O fortalecimento desse músculo, de acordo com o professor, é importante para que não exista desequilíbrio na movimentação da patela. “O estímulo evita lesões mais graves, tais como a condromalácia patelar”, alerta. Esse problema é caracterizado pelo amolecimento da cartilagem, que pode acarretar rachaduras e falhas.

Para estimular o vasto medial, pratique exercícios na cadeira extensora. Com apenas algumas repetições, o aparelho ajuda a fortalecer o quadríceps e a musculatura que envolve a paleta. Segundo Mello, a maior ativação acontece nos últimos 25 graus do movimento. Ou seja, nada de realizar a série pela metade!

Apesar de vantajosos na maioria dos casos, os exercícios indicados para o fortalecimento dos músculos do joelho devem ser descontinuados se causarem dor. “É recomendável que o praticante procure um ortopedista”, lembra Mello.

Joelhos sem lesões

O joelho sofre tanto com exercícios de impacto excessivo, como é o caso das corridas, quanto com opções que não promovam o devido equilíbrio muscular, resultando numa extensão com amplitude reduzida. Assim, é importante pedir para o seu personal ou instrutor da academia que inclua movimentos para reforçar a musculatura e evitar torções e lesões.

Pisar na cama elástica com força e sem levantar os pés, por exemplo, é uma boa dica. Quem deseja potencializar os resultados dos treinos e ainda melhorar o funcionamento dos joelhos também pode investir na bicicleta ergométrica. Não é necessário colocar carga: bastam dez minutos antes e depois dos exercícios de musculação.

Caso as dores sejam fortes e contínuas, entre em contato com um médico especialista. O profissional poderá fazer o diagnóstico e identificar o que está causando essas sensações.

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academia
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