Exercícios e Treinos

01/09/2014 06:59 - Atualizado em 04/12/2016 02:04

Flexão com um braço pode definir músculos do peitoral

Prática da flexão com um braço trabalha a musculatura de maneira mais intensa.

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Redação

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A flexão com um braço é um dos exercícios mais temidos por quem pratica exercícios físicos em academias. Apesar de ser uma atividade simples, que não precisa de um local com estrutura para ser realizado, é importante que seja feito da maneira correta para não prejudicar a sua musculatura.

Músculos trabalhados na flexão com um braço

A distribuição dos músculos que serão trabalhados vai depender do tipo de flexões que vão ser executadas. Se a ideia é fazer a versão clássica do exercício, são trabalhados em primeiro lugar os músculos do peito. Além disso, o esforço é suportado também pelo tríceps e acaba por trabalhar também os músculos do abdômen e das costas.

Caso a posição das mãos seja alterada, a intensidade do esforço pode mudar e sobrecarregar mais um músculo ou outro. A flexão com um braço força mais o peito se for feita com os braços mais abertos. Com os braços mais próximos, o esforço maior cai sobre o tríceps. Além disso, as flexões feitas com o apoio dos dedos ou punhos fortalecem o punho.

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Como fazer flexão com um braço

- Primeiramente é preciso dominar o modo de fazer as flexões normais corretamente. Este é o primeiro passo para pensar em fazer flexão com um braço. Inicie praticando as flexões de forma certa, ao invés de focar na quantidade. Coloque seus braços na largura dos ombros e abaixe o corpo lentamente, mantendo as costas retas. Pare por um segundo e se empurre para cima explosivamente.

- Procure alternar as flexões básicas. É necessário começar a direcionar suas flexões para a postura com uma mão só. Comece fazendo flexões assimétricas: coloque uma mão na frente do peito e a outra no abdômen. Depois troque e repita. Use a boa forma e construa sua força, até que esteja fazendo esses passos com facilidade.

- Assim como em todos os exercícios que exigem muito do seu corpo, fazer negativos é uma maneira eficaz de entrar em forma. Fique na posição de flexão com um braço, com os pés afastados, os dedos dos pés no chão, e o tronco suportado por uma mão, que está plantada no chão. Abaixe-se o máximo que conseguir e, quando não puder mais, coloque o joelho no chão e volte à posição original, para começar novamente.

- Comece a partir da posição superior, com os pés afastados e uma mão no chão. Tente manter a mão que dá suporte relativamente centralizada e coloque a outra nas costas. Abaixe-se o máximo que conseguir, pare por um momento e, em seguida, volte à posição original para completar uma repetição.

Número de flexões

Para definir a quantidade de flexões e encaixá-las no seu treino, consulte um educador físico. De modo geral, esse é um exercício difícil e vai ser complicado chegar a 15 repetições de flexão com um braço em cada série. Este exercício é indicado para trabalhar a força e o volume muscular e séries muito longas são para focar na resistência do músculo.

Repetições demais podem prejudicar a musculatura. O ideal é realizar em torno de quatro séries de 12 repetições. Lembre-se de focar na técnica e na complexidade do movimento para que o exercício seja feito com qualidade.

E você, já experimentou esse exercício? Compartilhe as dicas e dê o seu relato nos comentários.

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