Exercícios e Treinos

25/12/2015 12:00 - Atualizado em 02/12/2016 12:15

Fique sarada no verão com os exercícios certos

Para eliminar as gordurinhas e definir os músculos, é preciso combinar exercícios que trabalhem várias partes do corpo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Eliminar as gordurinhas e definir os músculos é o desejo de toda mulher, mas isso nem sempre é uma tarefa fácil. Além dos cuidados com a alimentação, é preciso ter disciplina e optar pelas atividades certas. Exercícios compostos, que combinem aeróbico e musculação, podem ajudar quem quer ficar sarada no verão.

É importante lembrar, ainda, que não se devem buscar apenas resultados estéticos. Para ficar com o corpo em forma da maneira correta, é preciso se preocupar também com a saúde, evitando seguir dietas radicais ou praticar exercícios de forma intensa e sem a orientação de um profissional.

mulher sarada com halteres

Opte pelos exercícios certos

Cada organismo responde aos estímulos das atividades de forma diferente. É preciso levar em consideração as características e necessidades de cada um para definir os exercícios certos. Porém, de uma forma geral, ter a aparência sarada e definida começa pela combinação de aeróbicos com musculação.

Para a professora de Educação Física Damaris Dias, a dica é apostar em exercícios que façam a frequência cardíaca sair da zona de conforto, trabalhados de maneira combinada ou em forma de circuitos. Eles podem ser feitos tanto na academia quanto ao ar livre. A professora indica realizar, por exemplo, uma série de abdominais no solo, flexões de braço, polichinelos e agachamento.

Assim, é possível treinar em alta intensidade e conseguir resultados mais rápidos. Porém, não se pode esquecer de fortalecer algumas regiões, como as costas e o core, que envolve o abdômen e o tronco. Isso é feito com exercícios específicos, nos equipamentos disponíveis em academias.

Para ficar sarada, Damaris ainda aponta que, muito mais importante que o peso levantado e a intensidade dos exercícios, é a execução correta do movimento. Uma carga apropriada e o respeito ao intervalo sempre devem ser observados.

Na questão de tempo e quantidade de treinos, a professora sugere manter uma rotina diária de 45 minutos de atividades físicas. Vale lembrar que isso não é regra e depende muito do princípio biológico de cada pessoa. Por isso, procurar um auxílio profissional é muito importante para identificar essas especificações.

Saiba Mais
Saiba o que comer no verão para manter a boa forma
Veja como realizar um treino funcional na praia
Divirta-se e fique em forma com a fitball

Outras dicas para ficar sarada

Além da prática de atividades físicas intensas e adequadas aos objetivos, outros fatores também são fundamentais para conquistar a boa forma e ficar sarada.

Na alimentação, responsável por grande parte dos resultados, é preciso priorizar o consumo de carboidratos integrais, gorduras vegetais e carnes magras, além de vegetais, frutas e muita água. Nas opções que devem ser evitadas, entram alimentos gordurosos, doces, produtos açucarados, farinha branca e bebidas alcoólicas e gaseificadas.

Para que o processo tenha bons resultados, tanto estéticos quanto de saúde, é indicado sempre consultar um profissional especializado para criar uma dieta apropriada, de acordo com o biotipo, a intensidade do treino e os objetivos individuais. Para Damaris, é importante lembrar ainda que, além dos treinos e da alimentação, a pessoa precisa ter disciplina e reservar um tempo para descansar.

E o seu #projetoverão, como anda? Deixe um comentário! Aproveite também para conferir outras dicas de saúde e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
corpo em forma
massa magra
emagrecer
definição muscular

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ