Exercícios e Treinos

14/09/2015 04:30 - Atualizado em 31/12/2016 09:19

Fartlek: Corrida intervalada estimula o corpo todo

Modalidade propõe que cada corredor crie sua dinâmica e se movimente em diferentes ritmos.

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Redação

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Você já ouviu falar no treino fartlek? O método se caracteriza pela liberdade de movimentos, investindo na variação de intensidade na corrida, nos mais diversos terrenos.

O treino já é bastante antigo: surgiu na década de 1930, na Suécia. Ao longo do tempo, a modalidade recebeu algumas atualizações. Se você está em busca de um exercício de movimento, conheça as peculiaridades do fartlek e saiba como inserir a atividade no seu dia a dia.

mulher treinando fartlek

Entenda o treinamento fartlek

Em sua origem, o fartlek era realizado em bosques e trilhas, onde os corredores deviam acelerar e diminuir a velocidade. O próprio atleta define o ritmo das acelerações e das distâncias que percorrerá. O grande diferencial deste tipo de treino é a liberdade de escolha e a quebra da monotonia do treinamento.

Essa começou a ser a aposta de treinadores de atletas de alta perfomance, ganhando adeptos até mesmo fora do esporte profissional. É também uma forma de preparar os corredores para a mudança de ritmo e, ainda, de introduzir intensidades mais aceleradas antes de começar de fato o treino intervalado.

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O próprio corredor deve marcar quando irá aumentar ou diminuir a velocidade. Por exemplo, ele pode definir que, após determinada decida ou curva, irá aumentar o ritmo e, depois, diminuirá o passo até reconquistar a respiração normal.

O exercício, que originalmente era praticado em áreas abertas, também invadiu as academias e se tornou alternativa de atividade para ser executada na esteira. Você poderá alternar a velocidade e o ritmo de caminhada e inclinação, nos aparelhos que possuem essa função.

fartlek infográfico

Benefícios da corrida

A corrida é um exercício bastante benéfico para a saúde. Desenvolver o hábito de se movimentar pelo menos 30 minutos por dia já proporciona melhora na saúde e na qualidade de vida da pessoa. Confira abaixo alguns dos motivos para correr e levar uma vida mais saudável:

Queima da gordura

Para quem está de olho na eliminação de alguns quilinhos, a corrida é uma grande aliada, já que é um exercício aeróbico eficiente.

Melhora da ansiedade

Devido à liberação de endorfina, os praticantes da atividade tendem a se sentir mais relaxados. Além disso, a substância contribui para a melhora da memória, do sistema imunológico e da disposição física e mental.

Aumento da força e da resistência

A corrida faz com que os músculos fiquem mais fortalecidos e resistentes, melhorando o desempenho esportivo. Além disso, o impacto do corpo durante a atividade fortalece a resistência óssea - mas fique atento ao calçado escolhido para praticar o treino.

Prevenção de doenças cardiovasculares

A corrida estimula o coração a bombear mais sangue para o corpo, contribuindo para uma vida mais saudável e longa. Ainda, ajuda a controlar os níveis de lipídeos no organismo, diretamente associados à propensão a doenças cardiovasculares.

Você já praticou ou pratica o fartlek? Recomenda a atividade para quem está começando no treino de corrida? Compartilhe sua opinião nos comentário! E aproveite para ficar de olho nas dicas de exercícios e treinos do Vivo Mais Saudável.

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