Exercícios e Treinos

10/09/2014 11:46 - Atualizado em 22/11/2016 03:32

Falta ânimo na hora da atividade física? Fone e playlist já!

Estudos comprovam o poder fisiológico e psicológico da música durante o exercício. O Vivo Mais Saudável selecionou 5 sucessos que não deixam você parado.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Assim como em qualquer outra área da vida, na parte física é preciso munir-se de ferramentas apropriadas para obter sucesso. Se a meta é começar a exercitar-se com regularidade, o Vivo Mais Saudável dá 3 dicas básicas:

1. Menos vaidade e mais funcionalidade na hora de suar!

2. Pense em roupas com tecidos que favoreçam a transpiração e a flexibilidade;

3. Caso a atividade física exija tênis, invista sem pena, considerando menos impacto para as suas articulações, mais conforto e melhor performance.

Se ainda assim, faltar ânimo... Nada melhor que um fundo musical para dar aquela forcinha a mais. Está comprovado cientificamente: a música ativa o campo de prazer do cérebro, assim como o sexo e o chocolate. Há pesquisas que comprovam o poder fisiológico e psicológico da música durante o exercício físico. Ela tira o foco do indivíduo de suas próprias sensações que, no momento da atividade, podem ser cansaço, dor e monotonia.

Os estudiosos do esporte chamam de “desligamento”. É possível ter uma redução de 10% na percepção de esforço. Outro efeito que a música pode gerar é o “estado de flutuação”, o não se preocupar com o tempo. Só que, antes de montar a sua seleção de hits, é preciso providenciar dois acessórios indispensáveis: uma braçadeira (para colocar o seu MP3 player, smartphone ou iPod) e fones de ouvido (recomendamos os modelos de encaixe atrás da orelha que são próprios para a prática de esporte. Não igual a este aí da imagem, que pode estragar com facilidade pelo suor e impacto).

Então, vamos ao teste da atividade física com música? O portal Vivo Mais Saudável montou uma breve playlist só para inspirar! Mas o legal é você fazer sua própria seleção de músicas de acordo com o seu ritmo, tentando aproximar a batida dela com os seus movimentos.

Hey Ho, Let’s go!

Moves Like Jagger (Maroon 5 e Christina Aguilera):

Good Feeling (Flo Rida):

Everlong (Foo Fighters):

Young Folks (Peter Bjorn and John):

Happy (Pharrell Williams):

Deixe sua sugestão de música que não pode faltar em uma boa playlist nos comentários abaixo!

E acompanhe todas as nossas dicas para um dia a dia cada vez mais saudável na nossa página no facebook e pelo @vivosaudavel no twitter.

TAGS
música
playlist
para malhar
exercícios físicos
emagrecer
performance

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ