Exercícios e Treinos

17/03/2015 07:28 - Atualizado em 25/10/2016 01:45

Exercícios pós-parto ajudam a deixar o corpo em forma

Os exercícios pós-parto mais indicados são as caminhadas leves e os alongamentos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os exercícios pós-parto auxiliam na perda do peso adquirido ao longo da gravidez. Além disso, melhoram a autoestima e o humor. Caminhadas e musculação leve são opções que garantem relaxamento e ótimas horas de sono. Confira quais são as atividades mais indicadas e conheça um relato estimulador.

Quando os exercícios pós-parto são liberados?

Estima-se que, após o parto normal, a mulher esteja recuperada em 15 dias. Para evitar problemas, é necessário conversar com o ginecologista, que conhece as características e as limitações da paciente. Após a liberação, as atividades mais indicadas são caminhada, corrida leve, musculação com pouco peso, alongamentos, yoga e pilates.

exercicios pos parto

Praticar atividades físicas já durante a gravidez é uma dica importante para quem deseja manter a forma e reconquistar o corpo de antes em pouco tempo. Quem está acostumada a se movimentar consegue se adaptar rapidamente aos exercícios pós-parto.

Após a cesariana, a recuperação é mais lenta. Os treinos pós-parto só são liberados depois de um mês da cirurgia. Exercícios como musculação e corrida só podem ser praticados após dois meses. Movimentos que forcem os músculos abdominais devem ser excluídos. Caminhadas leves e alongamentos, por sua vez, são liberados.

Natação, mergulho e hidroginástica, embora sejam boas opções durante a gestação, também entram na lista de proibições após o nascimento da criança. É que o contato da água com o colo do útero pode favorecer o aparecimento de infecções.

Caso você sinta dores ou pontadas nas regiões onde tem cicatrizes, ligue para o seu médico e explique o que está acontecendo. Pegar pesado nem sempre é bom e pode prejudicar a sua recuperação.

exercicios pos parto

Exercícios pós-parto: Um caso real

Em busca do corpo que tinha aos 20 anos, Mariana Parreiras, 35 anos, resolveu correr atrás do prejuízo e se jogou nos exercícios pós-parto.

A mãe dos pequenos John e Matthew, moradora dos Estados Unidos, conta como a liberação para as atividades funciona na terra do Tio Sam:

"Aqui a mulher só recebe alta para malhar depois de seis semanas. Nós temos que assinar contratos alegando a data de nascimento do bebê e a alta do médico."

Após a gestação, Mariana apostou em atividades conjuntas com outras mamães. Os filhos podiam acompanhar os exercícios.

Durante essa fase, ela recorreu a corridas e treinos localizados feitos com elásticos.

"Nós queimamos em média 500kcal por hora. Nós ficamos mortas, mas todas as meninas tem corpão", anima-se Mariana.

Gostou das dicas de atividade física? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
pós-parto
alongamento
exercícios físicos
gestação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ