Exercícios e Treinos

07/02/2015 02:42 - Atualizado em 03/11/2016 01:37

Exercícios funcionais recuperam a força e a disposição

Os exercícios funcionais são importantes para a saúde e o emagrecimento.

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Redação

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Ao longo do tempo, pela falta de motivação, muitas pessoas deixam de lado os exercícios físicos, tão importantes para a saúde. A melhor forma de voltar à antiga forma é apostando nos exercícios funcionais. Confira mais sobre eles.

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O que são os exercícios funcionais?

Os exercícios funcionais se baseiam em todos os movimentos que os seres humanos fazem no seu dia a dia. Eles envolvem corrida, pulos, puxões, giros, agachamento e empurrões. Básicos, esses exercícios podem ser feitos em casa, com ferramentas como sacos de arroz, vassoura para apoio e sapatos para fazer obstáculos.

Como fazer os exercícios funcionais?

Estimulando o gasto calórico e o fortalecimento dos músculos, os exercícios funcionais podem ser feitos no quintal de casa. Para pular, por exemplo, separe uma corda de seu filho. A dica é fazer um circuito em que você primeiro pula, agacha usando o apoio de uma vassoura e faz tiros de corrida com pequenos obstáculos.

Se você não se sente confortável para criar o seu próprio treino funcional, a dica é pedir a ajuda para um profissional da área. As academias, cada vez mais completas, contam com aulas particulares ou em grupo da prática. Lá você faz os mesmos exercícios que faria em casa, mas conta com a motivação de professores e colegas.

Antes de apostar nos exercícios funcionais também é importante passar pelo cardiologista. Por ser uma aula pesada, com exercícios exaustivos um atrás do outro, é necessária a análise de exames e o parecer do médico. Jamais aposte em qualquer atividade física sem conversar com o profissional que cuida de sua saúde.

Dicas para começar

- Se você tem apenas um período curto do dia para praticar os exercícios funcionais, dê o seu melhor. Pratique todos eles com muita disposição e vontade. Assim, você garante uma maior perda de calorias e uma ótima sensação de dever cumprido.

- Jamais pense em fazer exercícios sem se alimentar corretamente. A prática deve ser feita apenas após uma refeição completa, com carboidratos e proteínas.

- Beba água durante toda a prática do exercício. A água é importante para repor os líquidos perdidos pelo suor e para manter o seu corpo hidratado.

- Se você for fazer as atividades durante a manhã ou à tarde, lembre-se de aplicar o protetor solar. Esse produto, além de proteger a sua pele de queimaduras, ajuda a prevenir o aparecimento de câncer de pele.

- Alimente-se bem após o exercício. Tenha uma refeição completa, com proteínas e carboidratos. A dica é apostar em um shake de proteína. Para preparar, coloque um scoop de proteína, 200ml de água e uma banana dentro do liquidificador. Bata bem todos os ingredientes e beba logo em seguida.

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emagrecimento
saúde
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