Exercícios e Treinos

27/03/2015 08:19 - Atualizado em 08/12/2016 05:45

Exercícios de circo trabalham o corpo todo

Atividades circenses melhoram a coordenação, o equilíbrio e a força muscular.

POR

Redação

  • +A
  • -A

No dia 27 de março, é comemorado o Dia do Circo, no Brasil. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário do palhaço Abelardo Pinto, mais conhecido como Piolim, nascido em 1897, em Ribeirão Preto-SP. O artista comandou o circo Piolim por mais de trinta anos e dedicou-se desde criança à arte circense.

Você já deve ter ido ao circo pelo menos uma vez na vida, certo? Também deve ter se perguntado como aquela contorcionista era tão flexível e como aquele homem se equilibrava na corda bamba. Saiba que os exercícios de circo são possíveis de serem praticados fora do picadeiro - e beneficiam a saúde mais do que você imagina!

exercicios de circo

Exercícios de circo como alternativa de atividade física

A atividade circense contribui na perda de peso. Com cerca de uma hora e meia de exercícios, é possível queimar, em média, 600kcal. Para os iniciantes, são exercícios cansativos, mas, ao longo do tempo, adquire-se força. Além disso, são uma forma divertida de aliviar as tensões do dia a dia.

Se você é avesso a repetições e pula fora quando o treino cai na mesmice, os exercícios de circo podem ser a solução. Conheça alguns:

Acrobacias

Lidam com saltos, equilíbrio e cama elástica. Por conta disso, trabalham todas as partes do corpo e exigem, fundamentalmente, esforço do abdômen.

Tecido acrobático

exercícios de circoPara praticar, são necessários dois pedaços de pano flexível que vão do teto ao chão. A pessoa enrola o corpo neles e, uma vez no alto, realiza movimentos de torções, giros, inversões e quedas.

Vale ressaltar que um trabalho de iniciação nessa modalidade pode e deve ser realizado a poucos metros de altura, o que oferece maior segurança para o aprendiz.

Trapézio

Composto por barras suspensas no ar, o aparelho se posiciona próximo ao solo e o praticante pode realizar movimentos de equilíbrio. Esse exercício trabalha principalmente pernas e braços.

Monociclo

É o exercício de circo de andar sobre uma roda. Exige do praticante coordenação, equilíbrio e força. Por isso, trabalha principalmente as pernas e o abdômen.

Exercite-se em academias

Segundo especialistas, qualquer um pode trocar as atividades da academia pelos exercícios de circo sem medo. Cada vez mais estabelecimentos apostam nessas modalidades em sua programação. A ideia é valorizar o movimento e mesclar elementos das artes e da prática física.

Aos poucos, os locais se adaptam e oferecem aulas e aparelhos necessários para a prática, além de professores capacitados. Também existem escolas de circo que oferecem cursos e oficinas para quem deseja conhecer a arte circense.

Vantagens dos exercícios de circo

- Incentivam o aluno a perder o medo de altura

- Trabalham a expressão artística, a flexibilidade, a agilidade, o alongamento, a resistência, a força, a agilidade e a coordenação motora

- Melhoram a respiração

- Fazem bem para a memória, pois é preciso decorar a sequência de acrobacias

- Fortalecem a musculatura de pernas, bumbum, costas, barriga e braços ao mesmo tempo.

Gostou das dicas de atividade física? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
circo
força muscular
equilíbrio
coordenação motora

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ