Exercícios e Treinos

13/09/2015 03:38 - Atualizado em 28/11/2016 03:06

Exercícios com halteres garantem definição muscular

A consciência corporal possibilita que você acerte os movimentos e diminua o risco de lesões.

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Redação

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Recomendados para a hipertrofia, os exercícios com halteres exigem esforço de todos os grupos musculares. Feitos de maneira livre, eles pedem consciência corporal e o auxílio de um profissional capacitado para identificar possíveis erros de postura e na execução do movimento.

Os benefícios são os mesmos de qualquer exercício guiado. A diferença está na capacidade de treinar o corpo de modo completo. “Os exercícios com halteres trabalham a estabilização durante todo o movimento”, comenta Sara Portela Rodrigues, professora da academia Fórmula, unidade São Caetano do Sul-SP.

mulher pratica exercicios com halteres

Recomendações para os exercícios com halteres

Qualquer pessoa pode fazer. A única exigência é que o aluno esteja bem treinado e siga as orientações dadas pelo profissional. "A pessoa precisar ter hábito de treino e os músculos precisam estar muito bem acostumados com os exercícios para que tudo saia da maneira correta", destaca Sara.

Os exercícios com halteres são indicados principalmente para pessoas que já estejam em um nível avançado de treinamento porque a noção corporal, indispensável para acertar os movimentos, é conquistada ao longo da evolução dos treinos de academia.

“Os exercícios na máquina são prescritos para aquela pessoa que está chegando à academia pela primeira vez. Como ela ainda não possui consciência do movimento, a probabilidade de fazer o exercício errado é maior”, aponta Sara.

É preciso estabilidade para utilizar halteres sem acarretar lesões. O aluno iniciante por não ter postura de core, abdômen, lombar e glúteo e, portanto, deve optar por atividades mais seguras para a sua saúde. É por isso que há a necessidade da máquina, nas primeiras semanas. “Ela garante toda essa estabilização para o aluno”, explica a professora.

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Cuidados nos exercícios com halteres

Os maiores erros envolvem alunos que não sabem estabilizar a carga. Aumentar o peso sem ter força pode trazer complicadas consequências. “O aluno não não vai conseguir fazer da maneira correta, além de correr um grande risco de prejudicar sua coluna e costas”, alerta Sara. Para evitar erros, lembre-se: é melhor fazer poucas repetições corretas que muitas erradas.

Outro detalhe está na importância do auxílio profissional. O instrutor analisa o movimento e ajuda a prevenir lesões. “É mais seguro, pois você nunca vai saber se você está ultrapassando o limite de uma articulação ou se está fazendo o movimento correto”, salienta a professora.

Quem tem o hábito de praticar atividades físicas sem o controle de um personal trainer pode, em um movimento errado, provocar estiramento muscular ou uma tendinite. Por isso, sempre procure uma academia de confiança e siga as recomendações dadas por seu instrutor. Ele, mais que ninguém, sabe o que é preciso para conquistar os resultados desejados.

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