Exercícios e Treinos

19/12/2015 11:00 - Atualizado em 29/11/2016 02:40

Exercícios com a overball definem a musculatura

A bola exige mais esforço e aumenta a instabilidade dos movimentos, potencializando seus efeitos.

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Redação

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Acessórios simples podem ser utilizados nos treinos de musculação para potencializar os resultados, exigindo mais esforço e estabilidade nos movimentos. Um ótimo exemplo é a overball, que pode ajudar em aspectos como remodelar o bumbum, fortalecer as coxas e definir o abdômen.

A bola pequena e com textura macia, que tem entre 23 e 30 centímetros de diâmetro, era utilizada inicialmente no pilates para fortalecer a musculatura, alongar e melhorar a postura. Com o tempo, foi adicionada a outras modalidades, como treinamento funcional, yoga e alongamento. O melhor de tudo é que ela é simples e pode ser usada na academia ou até em casa.

mulher usa overball

Benefícios da overball

De origem italiana, a overball se popularizou pela Europa nos últimos dez anos e chegou recentemente ao Brasil. Foi criada com objetivo terapêutico e depois passou a ser usada para condicionamento físico em academias e aulas de pilates.

A bolinha de borracha tornou os exercícios localizados muito mais eficientes. Ela é usada com a finalidade de gerar instabilidade durante o movimento, o que intensifica o seu efeito e gera resultados mais rapidamente. Para manter o equilíbrio enquanto realiza um exercício, o praticante ativa camadas musculares mais profundas, que envolvem e estabilizam as articulações.

Em um abdominal, por exemplo, até os músculos mais internos são trabalhados, inclusive o transverso, definindo a barriga ao mesmo tempo que a postura melhora. O trabalho postural, aliás, é um dos principais benefícios, pois o acessório promove equilíbrio e estabilidade para todo o corpo.

Com isso, a overball proporciona ganho de estabilidade na região central do corpo, trabalha os músculos abdominais e o equilíbrio. É um exercício preventivo e lúdico, que ajuda as pessoas a ganharem não só mais força e definição muscular, mas também o controle do corpo.

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Como utilizar o acessório

A overball pode ser usada em diversas situações, variando o tipo de exercício e também a forma como é utilizada - murcha ou cheia. Ela aguenta até 250 quilos. Quando é usada cheia, cria mais resistência para o exercício. Murcha, desafia a estabilidade.

Em um abdominal, com a pessoa deitada no chão e com as pernas dobradas, afastadas na distância do quadril, a bola pode ser posicionada nas costas, no que seria a altura do sutiã. Após isso, o movimento de abdominal pode ser feito normalmente, subindo-se com as mãos atrás da cabeça e descendo até encostá-las no chão.

O agachamento também é potencializado com a overball. Basta colocá-la entre as pernas e pressioná-la enquanto se faz o movimento de subir e descer. Ela atua como um obstáculo, obrigando o praticante a colocar mais força. Outra opção ainda é pisar com um dos pés na bola durante o exercício, o que exige equilíbrio e aumenta a instabilidade.

Não existem contraindicações para o uso do acessório, mas é importante ter alguns cuidados e adaptar os exercícios conforme as características individuais de cada praticante. Por isso, sempre procure a avaliação e a orientação de um profissional antes de começar qualquer tipo de exercício.

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pilates
alongamento
estabilidade
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