Exercícios e Treinos

09/11/2015 11:01 - Atualizado em 30/11/2016 04:39

Exercícios calistênicos: Use a própria força a seu favor

Com o uso do peso do corpo, os exercícios calistênicos prometem reinventar velhos métodos de treino.

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Redação

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Baixo custo para praticar, ao ar livre e longe de aparelhos complicados. Essas são algumas das principais características dos exercícios calistênicos. Fora do ambiente das academias e sem sequências exaustivas, a calistenia aposta no peso do próprio corpo como um aliado para praticar atividades físicas e ganhar equilíbrio e concentração.

mulher praticando exercícios calistênicos

Entenda os exercícios calistênicos

A calistenia mistura exercícios de força. A dificuldade é suportar o peso do próprio corpo em disputa com a gravidade, usando-se acrobacias que exigem melhorar o domínio em cada movimento. Ela também é a base para modalidades como o crossfit, bastante popular hoje em dia.

Porém, para chegar até lá, é preciso algum preparo, sobretudo a partir de atividades de fortalecimento muscular, com o uso de barras e também com flexões, abdominais e alongamentos. Vale lembrar que, assim como qualquer outra atividade, a calistenia demanda avaliação médica prévia para ter certeza de que está tudo bem com você.

Também não dá para esquecer, alerta Rafael Perez Ribeiro, professor do canal Exercícios em Casa, de fazer o aquecimentoEle é responsável por diminuir as chances de lesões que podem acontecer durante a prática. Com esses cuidados, força, resistência muscular e diminuição do percentual de gordura aparecem como consequência.

Outra vantagem é a presença de exercícios compostos, que trabalham diversas regiões do corpo ao mesmo tempo, ao contrário do que costuma acontecer nos aparelhos da academia, por exemplo.

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Quem pode fazer exercícios calistênicos

Os exercícios calistênicos têm como base algumas atividades que são comuns do dia a dia e que ocupam espaços ao ar livre, como praças e parques, Ainda assim, Ribeiro entende que a prática exige cuidados especiais, em alguns casos.

“Por utilizar o peso do corpo, algumas pessoas podem ter muita dificuldade para realizar um agachamento ou uma flexão de braço, que são exercícios básicos. Pessoas com o peso muito acima do ideal ou idosos que nunca praticaram exercícios terão muita dificuldade para começar”, pontua.

Para esses casos, vale atenção redobrada, especialmente na hora de buscar uma avaliação médica. A saída pode ser um treino misto, que agregue os movimentos mais simples da calistenia com caminhadas e corridas, ou até mesmo academia.

E aí, você já praticou exercícios calistênicos? Conte para a gente! Aproveite ainda para conferir outras dicas de saúde e atividade física que o Vivo Mais Saudável traz para você.

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calistenia
crossfit
flexão
agachamento

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