Exercícios e Treinos

15/09/2015 01:46 - Atualizado em 25/01/2017 02:12

Esforço com conforto: Conheça o hidrobike

A atividade combina o spinning com a hidroginástica e ajuda na recuperação de lesões.

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Redação

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Você já pensou em pedalar com o mesmo esforço do spinning, mas com o conforto da hidroginástica? É isso que proporciona a atividade chamada hidrobike, que combina os dois exercícios e dá mais segurança para a prática. A novidade exige força e resistência muscular, com a vantagem de não possuir impacto.

Muito indicada para os idosos e para a recuperação de lesões, a atividade traz benefícios para todas as pessoas, melhorando o condicionamento físico, fortalecendo os músculos e aumentando a mobilidade das articulações. Além de tudo, também é fácil e divertida de praticar.

mulher fazendo hidrobike na piscina

Como praticar hidrobike

Conhecido também como aquaspin ou hidrospinning, o hidrobike é realizado com uma bicicleta especial, feita para funcionar na água. As aulas trabalham com uma dinâmica parecida com a do spinning, mas, além de utilizar posições semelhantes à atividade, também possuem exercícios para os membros superiores, que podem ser feitos na superfície ou dentro da água.

Pedalar nem sempre é para todas as pessoas, devido ao grande esforço para as subidas e ao calor, por exemplo. Com o hidrobike, a água acaba facilitando essa atividade, pois, apesar de ainda exigir esforço e condicionamento físico, ela proporciona mais conforto.

Para entender melhor, atividades fora d’água levam ao cansaço central, em que os batimentos cardíacos aceleram e há grande produção de suor. Já as atividades aquáticas provocam o cansaço periférico, ou seja, somente nos membros trabalhados, promovendo mais resistência cardiorrespiratória.

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Benefícios da atividade

As aulas de hidrobike costumam durar cerca de 50 minutos, podendo queimar até 600 calorias. Com isso, um dos principais benefícios é a eliminação de gorduras, o que ajuda quem está no processo de perda de peso. Trabalham-se também quase todos os grupos musculares, o que tonifica e modela o corpo.

Além disso, é um jeito de manter a forma sem sofrer tanto com o calor externo. Uma das vantagens de estar dentro da água é a amenização da temperatura, mas vale lembrar que, em compensação, isso reforça o peso dos movimentos.

A atividade exige força e resistência, melhorando a circulação sanguínea e a capacidade respiratória. Também promove o fortalecimento e o enrijecimento dos músculos, principalmente dos membros inferiores. Devido ao alongamento que a modalidade oferece, ela aumenta a mobilidade e a flexibilidade das articulações.

Além desse trabalho de aquisição e manutenção de condição física, a prática do hidrobike ainda ajuda na recuperação de pessoas lesionadas que não possam praticar exercícios com impacto, como corrida ou caminhada.

A modalidade traz benefícios para todas as idades e pode ser praticada por qualquer pessoa, desde que respeite suas limitações físicas e de saúde. Desde atletas até sedentários podem manter a forma e se divertir com o exercício, que combina uma grande variedade de movimentos com dinâmicas musicais.

Gostou da ideia? Conte para nós o que você achou do hidrobike! E aproveite para conferir mais dicas de saúde e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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