Exercícios e Treinos

08/11/2015 04:45 - Atualizado em 15/11/2016 06:12

Entenda por que correr emagrece tanto

O treino de corrida pode ser praticado por todos, desde que com liberação médica.

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Redação

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A prática de corrida acelera o metabolismo, diminui a porcentagem de gordura e trabalha a consciência corporal. É por isso que, na dose certa, correr emagrece e contribui para a melhora da saúde como um todo. Confira dicas de um educador físico para investir no treino sem exagerar.

casal mostrando na rua que correr emagrece

Entenda por que correr emagrece

A corrida é uma atividade física com alto gasto energético. “Em média, a cada 1,5 quilômetro, um individuo queima 100 calorias”, explica Tiago Talarico, professor da Bio Ritmo academia. Segundo ele, fatores como peso, idade e condicionamento físico podem influenciar na perda de gordura e, consequentemente, no emagrecimento.

Para saber quanto foi gasto durante a prática, existe uma conta básica: “Multiplique seu peso pela quilometragem que correu em seu treino. Se você pesa 50 quilos e concluiu 10 quilômetros em sua corrida, perdeu em média 500 calorias”, comenta.

Porém, a perda de peso não depende apenas do exercício aeróbico. Conforme lembra o professor, apostar em outros hábitos e não perder o foco é essencial. “Disciplina nos treinamentos, combinada com uma alimentação balanceada e descanso, que é de fundamental importância, vão ajudar a agilizar esse estágio”, garante.

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Emagreça com a corrida

O professor Talarico desenvolveu um treino de corrida específico para iniciantes. Antes de começar, porém, não esqueça de conversar com o seu instrutor. “Ele tem o conhecimento necessário para ajudar nos treinos, que podem ser realizados dependendo do objetivo de cada individuo.”

O professor destaca, ainda, a necessidade de realizar uma avaliação médica: “É de importância considerável que, antes de tudo, o aluno procure um médico para atestar que está apto para a prática”. Confira a seguir a sugestão de treino proposta pelo profissional e veja como correr emagrece!

- 1ª semana: Comece com caminhadas entre 20 e 40 minutos, alternando o ritmo.

- 2ª semana: Intercale quatro minutos de caminhada com um de trote. Diminua o tempo do treino. Durante essa fase, ele pode durar 30 minutos e ser combinado com musculação.

- 3ª semana: Reduza as caminhadas para três minutos e aumente o trote para dois. Mantenha o treino em 30 minutos.

- 4ª semana: Aposte em dois minutos de caminhada, dois de trote e um de corrida leve. Aumente o tempo do treino para quarenta minutos. “Nessa fase, vai observar seu condicionamento melhorar”, destaca Talarico.

- 5ª semana: Tenha força de vontade! Pratique dois minutos de forte trote, caminhada, trote e corrida leve.

infográfico corrida emagrece

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