Exercícios e Treinos

06/04/2015 05:45 - Atualizado em 06/11/2016 09:27

Entenda as finalidades básicas do corpo e ative seu metabolismo

Saiba agora como estimular seu organismo para ter mais energia e disposição.

POR

Carla Nunes

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O princípio é simples: o bom funcionamento do organismo passa pelo bom metabolismo. É ele que rege todo o conjunto de transformações internas que produzem energia para o funcionamento do corpo.  Esse metabolismo é, primordialmente ativado e melhorado através daquilo que produz trabalho e movimento, ou seja, músculo.

Temos os músculos involuntários (os viscerais, como coração, estômago) e os voluntários  (os que são trabalhados sob nosso comando). Todos dependem de combustível bom, o alimento que ingerimos. Chegamos à boa e velha dupla "exercícios e alimentação" e não há software, app, fórmulas com promessas milagrosas que substituam esta dupla em benefício para a saúde.

Algumas complicações de saúde por não respeitar necessidades orgânicas:

Obesidade;

Diabetes e outras doenças metabólicas;

Hipertensão arterial;

Artroses, artrites e inúmeras outras “oses” e “ites” como doenças degenerativas e inflamações;

Ansiedade;

Depressão.

A melhor prevenção do planeta? Ele, o exercício físico!

Para facilitar a vida de muitos e democratizar a atividade física, nem vou citar aqui a disponibilidade de academias e ginásios pagos (lembrando que esses possuem sempre educadores físicos habilitados à disposição). Hoje, existem praças e praias pelo país com programas de atividade física gratuitos à população (ou com preços bem acessíveis) disponíveis em horários de maior circulação de pessoas que saem em busca de exercícios.

Neles, é possível encontrar modalidades de exercícios que aliam boa sequência de movimentos e tempo reduzido, além de serem motivantes pela variação das séries e terem a orientação de um profissional qualificado. Em "Links úteis", você encontra o CONFEF (Conselho federal de educação Física), que informa os contatos dos CreFs (Conselhos regionais de educação física) e todos os serviços disponíveis para cada região, destinados para todas as pessoas, de 8 a 80 anos de idade.

Benefícios dessas atividades em circuito:

Melhorias na frequência cardíaca de repouso (é o que interessa mais);

Melhoria na Pressão Arterial;

Melhoria da capacidade física geral;

Melhoria das respostas fisiológicas;

Diminuição verdadeira dos índices de gordura, bem como dos índices de colesterol e triglicerídeos;

Mais ânimo e disposição.

Nada mal, não é?

 

Ler próximo módulo com a personal trainer Carla Nunes:

Musculação, aeróbico e alongamento

 

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