Exercícios e Treinos

16/07/2014 06:00 - Atualizado em 30/11/2016 11:09

Emagrecer sem dieta é possível? Descubra

Para emagrecer sem dieta, você deve se concentrar ainda mais nos exercícios físicos.

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Redação

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Muita gente tem vontade de emagrecer sem dieta. E a verdade é que pode dar certo, sim: se você mantiver a mesma alimentação e fizer mais exercícios físicos e queimar mais calorias, você vai perder peso.

Como emagrecer sem dieta

Dizer que é possível emagrecer sem dieta não significa que se pode chegar ao corpo dos seus sonhos sem cuidar de sua alimentação. Se você conciliar cuidados com a alimentação e com a atividade física, mais rápidos e melhores serão os resultados.

Foto: Shutterstock

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Mas o que acontece muitas vezes é que, com a adoção de exercícios físicos e seus benefícios associados, a pessoa passa a cuidar (pelo menos, um pouquinho) de sua alimentação. Quando o indivíduo lembra quanto tempo leva para queimar as calorias de uma pizza de queijo, ele pensa duas vezes antes de comê-la.

Por isso, talvez a melhor recomendação para quem não deseja limitar seu cardápio e adotar dietas seja se concentrar prioritariamente nas atividades físicas e depois, se houver disposição, preocupar-se com suas escolhas nutricionais. Um passo de cada vez, né?

5 dicas para emagrecer sem dieta

Se você seguir as dicas abaixo, você vai perder peso, desde que não eleve a ingestão de calorias:

1 - Matricule-se na academia

A musculação visa à hipertrofia e não necessariamente à perda de peso. Mas desenvolver a massa muscular acaba favorecendo o emagrecimento. Alternar exercícios aeróbicos com musculação faz bem, e a obrigação de ir à academia, já que você está pagando, o manterá motivado no início dessa jornada para emagrecer sem dieta.

2 - Exercite-se diariamenente

Quase todo mundo desiste de perder peso por se desmotivar, de uma maneira ou de outra, cedo ou tarde. O resultado não vem, o esforço parece grande demais... Não importa o motivo. Um jeito de driblar qualquer dúvida é se exercitar todo dia. Não duas ou três vezes por semana, mas todos os dias da semana. Não por muito tempo, mas com regularidade. Por quê? Vai parecer óbvio, mas se você nunca parar de se exercitar, você nunca vai parar de se exercitar. A melhor forma de desistir da academia ou de um treino físico é deixar que a preguiça vença um dia. No dia seguinte, você sentirá menos vontade, afinal você já não foi uma vez. Se a preguiça vencer de novo, você será derrotado.

3 - Escolha uma atividade aeróbica

Há diversas atividades que queimam muitas calorias em pouco tempo. O segredo para sua escolha é optar por uma que lhe dê prazer, que possa ser praticada com frequência e que não vá desestimulá-lo em pouco tempo. Parece difícil? Experimente correr, pular corda e nadar, por exemplo. Se tudo falhar, recorra a um esporte que lhe seja extremamente prazeroso, como o futebol. Agora você só precisa dar um jeito de jogar com frequência, pelo menos duas vezes por semana, aliado a outras atividades nos outros dias.

4 - Treine com música

Há exceções, claro, mas a maioria dos corredores consegue desempenhos melhores ouvindo música. Escolha uma trilha sonora que lhe agrade, coloque os fones de ouvido e faça o experimento. Lembre-se de que emagrecer é um desafio mais psicológico do que físico. Se você não desistir, você vai emagrecer. E para não desistir, você precisa seguir em frente. Com música, fica mais fácil.

5 - Descanse

Está praticando exercícios físicos todo dia - ou pelo menos, com a maior regularidade possível? Então não esqueça de relaxar e descansar. A recuperação adequada é uma das partes mais importantes do processo de emagrecimento saudável. Por isso, repouse, durma oito horas por noite e elimine todo o estresse correndo ou pulando corda. Os resultados virão bem mais rápido.

Antes de começar

Não esqueça que começar a praticar atividades físicas para emagrecer sem dieta requer cuidados e orientações profissionais. O ideal é que você possa fazer uma avaliação no médico, a fim de garantir que você está em condições de se exercitar e não tem qualquer restrição. Na academia, busque a orientação dos educadores físicos para evitar lesões.

Para manter-se em movimento diariamente, você pode separar um dia para abdominais, por exemplo, ou apenas para hipertrofia. Não deixe de desafiar os seus limites, mas não os rompa abruptamente.

E, apesar de ser possível emagrecer sem dieta, você terá resultados melhores e mais rápidos se consultar uma nutricionista e manter uma alimentação balanceada.

Você já pratica algum tipo de exercício físico? Qual? Você achou que obteve bons resultados?

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