Exercícios e Treinos

25/03/2015 12:22 - Atualizado em 01/12/2016 01:39

Emagrecer depois da gravidez é possível: Conheça um caso real

Com exercícios e dieta regrada, as mamães mantêm a saúde e voltam à forma.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Em 2014, foi divulgado um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, que acompanhou 774 mulheres. Os pesquisadores descobriram que mais de 75% delas pesavam mais um ano após o parto que antes de engravidarem. Ou seja, a dificuldade para emagrecer depois da gravidez não é nada incomum entre as mamães.

É natural que, depois de dar à luz, as mulheres queiram se livrar do peso adquirido na gravidez. Porém, nem sempre esse processo é fácil. A perda de peso exige esforço e determinação. Conheça os exercícios mais indicados e inspire-se num caso real.

emagrecer depois da gravidez

Dicas para perder peso após a gravidez

Os especialistas norte-americanos que conduziram o estudo obstétrico em Chicago apontaram: as mulheres que adquiriram menos peso na gravidez tiveram uma dificuldade também menor para emagrecer depois.

Assim, a recomendação é que as futuras mães já comecem a ter cuidados com a alimentação antes da gestação, mantendo uma rotina de exercícios durante todo o período.

Após o parto, é preciso ter cuidado e não pegar muito pesado. Os quilos a mais foram adquiridos no decorrer de nove meses, não em dias, portanto também não serão eliminados em um período curtíssimo.

No portal da Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, especialistas explicam que os exercícios mais recomendados para começar a fortificar a musculatura e aumentar o gasto calórico são o pilates e a yoga, atividades físicas de menor intensidade.

Posteriormente, a natação e a hidroginástica também podem ser excelentes aliadas na perda de peso. Mas é preciso ter cuidado: exercícios na água só podem ser feitos com a permissão do obstetra, para evitar infecções.

Apesar de não haver uma relação direta do parto normal ou da cesárea com o emagrecimento, as mulheres que optam pela maneira natural podem ter mais facilidade de voltar à rotina. Ainda assim, a recomendação é a mesma: começar com exercícios leves, como a caminhada.

Outro ponto importante é a amamentação. Ela pode queimar de 300kcal a 500kcal por dia.

Emagrecer é possível: Luciana eliminou 7kg

A consultora de sistemas Luciana Alves da Silva, 40 anos, tinha um objetivo específico em mente para perder peso: melhorar sua saúde e a do bebê. A paulista conseguiu emagrecer 7kg com algumas mudanças de hábitos. Para atingir seu objetivo, apostou em uma alimentação saudável e em exercícios físicos.

emagrecer depois da gravidez"Antes eu não bebia água e não tinha nenhuma rotina de exercício. Hoje, bebo muito líquido, faço zumba, pratico exercícios e me alimento melhor. Consumo alimentos integrais e legumes, evitando frituras e gorduras”, relata.

Luciana destaca que, no período em que esteve grávida, percebeu mudanças significativas devido à transformação no estilo de vida.

"Consegui manter o peso com uma dieta balanceada e acompanhada por um programa de nutrição. No final da gestação, a diferença era de dez quilos.”

Hoje, mãe de dois filhos, Luciana percebe as vantagens de uma vida saudável. "Meus exames de colesterol e glicemia voltaram aos patamares normais, dentro dos parâmetros recomendados."

Ela garante, também, que se alimentar e dormir bem, além de praticar exercícios, aumenta muito a disposição e a deixa mais feliz e motivada para continuar neste caminho.

Gostou desse exemplo de quem conseguiu emagrecer depois da gravidez? Deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para conferir dicas de atividade física e ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
gravidez
perda de peso
exercícios leves
história de vida

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ