Exercícios e Treinos

16/01/2016 10:00 - Atualizado em 05/12/2016 05:20

É possível! Descubra como definir a barriga sem abdominais

Além das atividades físicas, a alimentação também é importante.

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Redação

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Já faz um tempo que os educadores físicos e personal trainers não indicam mais aquelas séries intermináveis – e diárias! – de abdominais. Até que a pessoa se acostumasse com aquela prática, era tortura cumprir todo o treino para o abdômen. Você sabe como definir a barriga sem esse sofrimento?

Acredite: é possível! A ciência também revelou que o número de flexões para essa região não tem tanta relação com a tonificação dos músculos abdominais. A quantidade não é o que determina a qualidade do exercício.

A seguir, o Vivo Mais Saudável lista e explica algumas atividades que reforçam a musculatura da barriga. Você vai ficar surpreso ao descobrir essas alternativas.

Ajuda profissional é indispensável

Em primeiro lugar, é prudente você buscar o acompanhamento de um profissional para garantir que sua prática seja realizada de forma correta, sem nenhum prejuízo à sua coluna ou a qualquer outra parte do corpo. Lembre-se que as pessoas são diferentes e que os resultados não serão alcançados em período similar ao de seu amigo, pois as constituições físicas não são equivalentes.

O treino e a alimentação podem ser exatamente iguais, mas cada biótipo é único. Talvez você não se adapte e prefira voltar para os abdominais tradicionais. O melhor é experimentar e depois persistir naquilo que faz você se sentir bem.

Os músculos abdominais são pequenos. É por esse motivo que qualquer gordura localizada na região é suficiente para escondê-los. Vale lembrar, também, que o acúmulo de gordura abdominal eleva o risco de ocorrência de patologias cardíacas. Ou seja, a alimentação é tão importante quanto os exercícios para definir a barriga.

mulher mostra como definir a barriga

Como definir a barriga sem abdominais

Confira na lista abaixo algumas possibilidades saudáveis e divertidas.

Pilates

O pilates fortalece a região porque sua base é justamente essa. O exercício mexe com a coluna e acaba por atingir os músculos da barriga.

Yoga

A yoga lida constantemente com a respiração. Cada prática implica um esforço conjunto entre o exercício e a inspiração ou expiração. Os movimentos do diafragma já acabam por ativar o abdômen. Com as atividades específicas para a barriga, os músculos são exigidos, dando resistência ao praticante.

Lutas

As lutas são ótimas alternativas para quem quer definir a barriga sem ficar numa academia repetindo séries. Muay thai, boxe, judô e jiu-jitsu utilizam movimentos de praticamente todo o corpo, o que acaba ativando os músculos abdominais.

Futebol

Eis outra modalidade que movimenta a região do quadril, forçando o giro da barriga.

Treinamento funcional 

Similar ao pilates e à yoga, exige bastante dos músculos da barriga. O agachamento, por exemplo, trabalha mais de 70% dos pequenos músculos abdominais durante o desce e levanta.

Existem ainda variáveis do tradicional abdominal, denominadas de prancha, prancha com bola, prancha com dois apoios, ponte etc. Todas essas costumam ser feitas nas especialidades de yoga, pilates e treinamento funcional.

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Outros hábitos saudáveis

Por mais exercícios que você faça, eles não vão surtir efeito enquanto você não optar por uma mudança de hábitos. A transformação exige persistência e determinação. Estabeleça uma meta e não desista!

- Beba dois litros de água por dia

- Pare de comer frituras

- Sal e refrigerantes retêm líquido no corpo, então elimine-os de sua dieta

- Aumente a ingestão de verduras, legumes e frutas

- Faça refeições de três em três horas

- Durma no mínimo oito horas por noite.

Gostou das dicas para trincar a barriga e ficar em forma? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as novidades de saúde e alimentação do Vivo Mais Saudável.

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treinamento funcional
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yoga e pilates

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