Exercícios e Treinos

09/07/2015 09:23 - Atualizado em 22/11/2016 11:04

Divirta-se e fique em forma com a fitball

O aparelho é uma alternativa para aqueles que não curtem musculação pesada.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você não é daqueles que gostam de puxar ferro na academia ou correr como maratonista, não se preocupe. A fitball pode ser uma alternativa para deixar o corpo em forma.  

Também chamada de bola suíça e muito utilizada no pilates e na fisioterapia, ela trabalha habilidades como postura, equilíbrio, força muscular e coordenação. A fitball também pode ser usada para relaxar o corpo depois de uma sessão de malhação intensa.

fitball

Como usar a fitball

De acordo com Andressa Peters, professora da academia Fit Premium, a fitball pode ser utilizada para diversos exercícios funcionais, para apoio ou mesmo para gerar certa instabilidade, trabalhando o equilíbrio e a propriocepção do aluno.

Segundo ela, a maioria dos exercícios tradicionais pode ser feita com a bola suíça. Entre os mais conhecidos, estão os abdominais e atividades para peito, ombros, costas, pernas e braços. Para conseguir realizar os movimentos sobre a bola, antes é preciso buscar o equilíbrio do corpo.

Além disso, você pode adquirir uma fitball e estender os exercícios da academia para a sua casa, também. Existem três tamanhos disponíveis do aparelho - 55, 65 e 75 centímetros de diâmetro.

Para escolher qual levar, o truque é simplesmente sentar sobre a bola. O tamanho ideal deve permitir que seus pés fiquem apoiados no chão e os joelhos se mantenham flexionados em um ângulo de aproximadamente 90°.

Cuidados a serem tomados

Andressa alerta: mesmo que você adquira a fitball para utilizá-la em casa, o ideal é primeiro procurar um educador físico para receber as orientações corretas e, assim, executar os exercícios sem risco. A professora também lembra que gestantes e idosos devem ter um cuidado especial ao utilizar a bola suíça.

“Nesses casos, existe certo risco de quedas e má postura. Além disso, é importante utilizar a fitball indicada conforme a estatura do praticante”, explica.

fitball

Benefícios da fitball para a saúde

De acordo com Andressa, o uso da bola suíça pode trazer melhor qualidade de vida e bem-estar aos usuários, além da prevenção de doenças. Melhora na estética corporal, combate ao estresse, condicionamento físico e maior resistência aeróbia e neuromuscular são outras vantagens apontadas.

Além disso, a fitball auxilia no fortalecimento de músculos do tronco responsáveis por estabilizar e apoiar o corpo. Esse grupo muscular sustenta a coluna e o abdômen, além de manter o equilíbrio da região pélvica.

Com seus músculos trabalhando em conjunto, você consegue proteger melhor a coluna e melhorar movimentos básicos, como levantar e correr. Ao se fortalecer, os riscos de contusões, lesões e dores diminuem.

Ainda, a professora afirma que a fitball auxilia no funcionamento do sistema cardiovascular e cardiorrespiratório, por ser um exercício de baixo impacto e exigir o controle da respiração.

Com tantas vantagens, por que não começar? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir mais dicas de exercícios aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
bola de pilates
bola suíça
pilates
exercícios com bola

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ