Exercícios e Treinos

08/03/2015 03:40 - Atualizado em 05/12/2016 06:38

Diferentes biotipos requerem atividades específicas

Os biotipos são definidos pela estrutura corporal de cada pessoa e exigem treinos direcionados.

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Redação

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Cada pessoa possui uma estrutura corporal diferente, necessitando também de atividades específicas. Com os exercícios adequados, é possível conquistar resultados mais eficazes e de forma mais rápida, evitando até mesmo complicações físicas.

Para isso, é preciso identificar os diferentes biotipos e buscar as melhores alternativas para deixar o corpo de cada um em forma. Saiba como fazer isso.

biotipos

Importância de conhecer os biotipos

Conhecer e identificar os biotipos permite estabelecer um equilíbrio na escolha das atividades e da alimentação dos atletas. Algumas pessoas, por exemplo, têm tendência a ganhar ou perder massa muscular com mais facilidade, por isso é importante reconhecer todos os fatores corporais antes de começar a praticar um exercício.

Existem vários métodos que ajudam no reconhecimento dos tipos corporais, facilitando a ação dos profissionais que trabalham com isso. Um dos principais é a avaliação somatotipológica, que denomina a composição corporal das pessoas. De acordo com essa avaliação, os indivíduos podem ser divididos em três biotipos diferentes: mesomorfo, endomorfo e ectomorfo.

Nas análises, são medidas a estatura, o peso, as dobras cutâneas, os diâmetros e os perímetros do corpo.

É indicado procurar um profissional qualificado para fazer uma avaliação física completa antes de se começar qualquer tipo de exercício. De acordo com os resultados, é possível saber qual atividade combina mais com as características e as limitações da pessoa, possibilitando também alcançar os objetivos de forma correta, rápida e com qualidade.

Atividades mais indicadas para os biotipos

A prática regular de qualquer atividade física traz diversos benefícios para a saúde, mas escolher as modalidades e exercícios ideais para os biotipos faz toda a diferença nos resultados.

Mesomorfo

Pode ser definido como aquele tipo de pessoa com mais massa muscular, possuindo baixa porcentagem de gordura corporal. Para as que têm esse corpo mais atlético, o ideal são atividades de força e explosão muscular, como exercícios localizados e musculação.

Outra atividade indicada é o step, que ajuda a aumentar a resistência muscular e fortalecer os ossos e os ligamentos. A corrida também é uma ótima opção para quem quer manter o corpo sempre em forma.

Endomorfo

Esse é um dos biotipos mais comuns, o daqueles que estão acima do peso. A principal característica é o arredondamento das curvas corporais. Essas pessoas costumam ter facilidade em atividades de resistência, sendo indicada a prática de exercícios aeróbios e musculação.

As aulas de jump e spinning são ideais, pois combatem a flacidez, proporcionam resistência muscular e queimam muitas calorias. Além disso, a musculação e a ginástica localizada também ajudam a eliminar as gorduras e fortalecer o corpo.

Ectomorfo

São aquelas pessoas magras, com estrutura corporal frágil e delicada. A maioria é ágil e se destaca em corridas de longa distância e exercícios aeróbicos, além da musculação.

As atividades mais indicadas são a ginástica localizada - pois ajuda no fortalecimento muscular - e também a musculação, que trabalha os músculos e contribui para um corpo mais definido e saudável. A prática regular das atividades define as pernas, os quadris, os braços e a barriga.

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