Exercícios e Treinos

08/04/2015 02:32 - Atualizado em 26/11/2016 06:02

Descubra por que hipotireoidismo engorda e combata a doença

Doença que afeta a produção hormonal, o hipotireoidismo pode provocar aumento de peso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabe por que hipotireoidismo engorda? A doença, caracterizada pela produção insuficiente de hormônios para a glândula tireoide, afeta diretamente o metabolismo. Dessa forma, causa dificuldade para perder peso, em função da lentidão do processo metabólico.

Além disso, o problema pode causar diversos sintomas desagradáveis: fadiga, prisão de ventre, sensibilidade ao frio, ressecamento da pele, ganho de peso, inchaço, aumento do colesterol, queda de cabelo, fraqueza muscular, dores no corpo, rouquidão e problemas de memória. Descubra como se manifesta o hipotireoidismo e as formas de combate à doença.

hipotireoidismo engorda

O que é o hipotireoidismo?

Glândula do sistema endócrino, a tireoide está associada ao metabolismo. Ela se localiza na região anterior ao pescoço, encontrando-se ao redor da traqueia, com tamanho médio de 15mm.

A tireoide é responsável pela produção de dois hormônios: a triiodotironina (T3) e a tetraiodotironina (T4). Ambos controlam o gasto de energia das células, o que proporciona a queima de calorias e a perda de peso.

Hipotireoidismo engorda porque os níveis de produção do T3 e do T4 são reduzidos e levam a alterações metabólicas. Como consequência, vêm sintomas como sonolência, dificuldade de perder peso, ressecamento dos cabelos e unhas e raciocínio fraco.

A doença pode se manifestar em um período curto e agudo, ou longo e crônico. As causas do hipotireoidismo podem estar relacionadas com doenças autoimunes que atacam e destroem os tecidos saudáveis do corpo, prejudicando a tireoide.

O tratamento do hipertireoidismo também está associado ao aparecimento de hipotireoidismo quando, na tentativa de estabilizar a produção de hormônios na tireoide, ocorre o processo inverso, provocando a diminuição da produção hormonal.

Hipotireoidismo engorda também em função dos medicamentos utilizados para tratamento de problemas psiquiátricos, como é o caso do lítio. A substância afeta a glândula, que reduz os níveis de T3 e T4. Outro procedimento que leva ao surgimento da doença é a radioterapia, usada no combate de alguns tipos de câncer.

Um caso de hipotireoidismo pode ser desencadeado, ainda, pela remoção cirúrgica da tireoide. Esse procedimento é capaz de modificar a produção hormonal, o que requer uma reposição suplementar para manter o metabolismo em dia.

hipotireoidismo engorda

O que fazer quando hipotireoidismo engorda?

O cansaço exagerado e a sensação de mau humor fazem parte dos motivos pelos quais o hipotireoidismo engorda, afinal a disposição é diretamente afetada pela doença. É por isso que a principal forma de combate ao problema é feita com exercícios diários.

De início, os médicos sugerem que as pessoas com hipotireoidismo comecem devagar, respeitando os próprios limites corporais. Depois, a intensidade deve aumentar de acordo com o condicionamento físico que o paciente for adquirindo.

Como o hipotireoidismo engorda em função da atividade reduzida do metabolismo, a pessoa pode se sentir desanimada e sem vontade de realizar exercícios. Recomenda-se iniciar com caminhadas de apenas 15 minutos, quatro vezes por semana.

Em um ritmo mais lento, a prática começará a tornar mais fácil a produção hormonal, e a circulação sanguínea vai ficando mais ativa. Exercícios de musculação podem ajudar, tanto em casa quanto na academia. Abdominais, flexões, agachamentos e movimentos para o braço são ideias para começar.

Na dieta, inclua linhaça, carnes vermelhas e vitamina C. Esses alimentos ajudarão a dar maior resistência para os exercícios por serem fontes de fibras, ferro e energia.

Gostou das dicas de saúde? Deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
peso
metabolismo
tireoide
hipotireoidismo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ