Exercícios e Treinos

26/01/2016 12:00 - Atualizado em 06/12/2016 09:14

Descubra como fortalecer os músculos das costas

Trabalhar a região é importante não só para a beleza, mas também para a saúde.

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Redação

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Fortalecer os músculos das costas pode trazer benefícios que vão além da beleza. Porém, qualquer exercício que envolva a região da coluna deve ser feito com atenção redobrada.

Adriano Silva, educador físico e professor da Smart Fit, conversou com o Vivo Mais Saudável e falou um pouco sobre os exercícios mais eficazes, os cuidados para prevenir lesões e os benefícios do treino de costas. Confira a seguir como conquistar músculos mais fortes e definidos.

homem sabe fortalecer os músculos das costas

Como fortalecer os músculos das costas

Segundo Adriano, é fundamental estar atento ao treino escolhido, levando-se em consideração o preparo físico e o objetivo do aluno. "Em geral, iniciantes realizam exercícios com menor complexidade motora, como a prancha solo ou a extensão lombar na máquina. Já para quem treina há mais tempo, a indicação do educador físico é o stiff", conta.

Além desses, abdominais, alongamentos, elevação, ponte e exercícios aeróbicos são outras alternativas para conquistar costas mais fortes e saudáveis. Só que, para evitar traumas ou lesões, é importante aumentar a complexidade dos exercícios gradualmente, permitindo que o corpo se adapte aos novos movimentos.

O educador físico reitera, ainda, que qualquer tipo de lesão ou desconforto deve ser compartilhado com o professor. Assim, ele poderá escolher os melhores movimentos sem colocar a sua saúde em risco. A frequência dos exercícios depende do perfil de cada indivíduo, mas uma ou duas vezes por semana são o mínimo recomendado para melhorar a qualidade de vida.

Entre as maneiras de prevenir lesões durante o treino para fortalecer os músculos das costas, Adriano destaca a importância da contração dos músculos abdominais. "Esta é uma recomendação fundamental, pois protege o centro corporal", completa.

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Benefícios de ter costas fortalecidas

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 85% da população do planeta sofre com dores na coluna. Podendo acometer a lombar, a dorsal e a cervical, o comum desconforto compromete bastante o dia a dia. Os exercícios para fortalecer os músculos das costas são alternativas para minimizar essas dores e garantir mais saúde.

O professor da Smart Fit lembra que apostar nesse tipo de atividade física garante uma postura mais correta e preserva os discos vertebrais, evitando possíveis lesões, como a hérnia discal. Além disso, também há uma melhora no desempenho esportivo, devido ao aumento do controle do movimento.

A prática regular de exercícios não serve apenas para fortalecer a musculatura. Ela colabora para evitar problemas de sobrepeso, que também estão relacionados com as dores na coluna. O sedentarismo é um dos principais vilões de quem sofre com o desconforto e deve ser eliminado da rotina para garantir mais bem-estar.

Você aposta em quais exercícios para fortalecer os músculos das costas? Deixe um comentário! E continue de olho nas dicas de atividade física do Vivo Mais Saudável.

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