Exercícios e Treinos

15/08/2015 12:00 - Atualizado em 29/11/2016 02:00

Descubra as vantagens dos treinos funcionais para a boa forma

Os treinos funcionais são indicados tanto para atletas quanto para quem está começando.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muito se fala sobre os treinos funcionais, mas você sabe o que isso significa? Ao contrário de tantos outros treinos, essa modalidade trabalha capacidades específicas das atividades da pessoa no dia a dia. Trata-se de uma rotina personalizada, que valoriza os objetivos individuais e possibilita a melhora do desempenho e da capacidade física.

De acordo com o professor Arthur Plácido, da Fórmula Academia, Unidade São Caetano do Sul, o treino funcional é amplo e pode ser praticado por pessoas com diferentes metas: “Ele vai do alto rendimento até para aquelas pessoas que sentem dificuldade em subir uma escada ou uma caminhada”.

treinos funcionais mulher se exercitando

Benefícios dos treinos funcionais

Eles melhoram o condicionamento físico para a atividade que você pratica. Um jogador de futebol, por exemplo, vai conseguir fazer todos os movimentos exigidos em uma partida, tudo isso com mais facilidade. A partir dessas conquistas, poderá até mesmo aprimorar a sua técnica.

Assim como outras práticas, o treinamento propicia a melhora da resistência, sensação de bem-estar e um corpo mais sequinho. Para quem deseja perder peso, a dica é aliá-lo a um cardápio balanceado. “Se o objetivo da pessoa é emagrecer, ela tem que ter uma dieta hipocalórica na qual ela gaste mais calorias do que ingere, ou ingerir menos do que ela gasta”, sugere o professor.

A diferença dos treinos funcionais está na metodologia. Não existem padrões. Em uma aula de aeróbica ou de musculação, os professores irão seguir um modelo rígido de exercícios, o que não se aplica ao funcional.

Plácido destaca um exemplo: “Uma pessoa precisa de deslocamento lateral, porém, na musculação, fica praticamente inviável”. Ele completa lembrando que “tudo pode ser funcional, mas depende do que a pessoa desempenha”.

treinos funcionais infografico

Cuidados com os treinos funcionais

Quem opta pelo treino funcional deve ter um condicionamento em dia. “Primeiro, a pessoa precisa ter o fortalecimento do core e do tronco”, diz o especialista. De acordo com Plácido, esses músculos asseguram a estabilidade para que você consiga praticar a atividade sem nenhum risco de lesão.

Além desse detalhe, o personal trainer precisa identificar o metabolismo energético do seu aluno. “ Aí, sim, ele poderá determinar os exercícios que sejam úteis”, explica.

O treino funcional é democrático e qualquer um pode praticar. Porém, o profissional de Educação Física deve conseguir transformar a atividade em momento proveitoso e priorizar o nível de treinamento do aluno. “O iniciante sempre vai fazer um treino mais leve que uma pessoa que já treina há  algum tempo", finaliza.

Tem mais alguma dúvida sobre exercícios funcionais? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
exercício funcional
dia a dia
condicionamento físico
resistência física

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ