Exercícios e Treinos

14/04/2015 12:38 - Atualizado em 09/12/2016 04:06

Desafie seus limites com posições de yoga

Yoga pode ser praticada para trabalhar tanto os músculos quanto a mente.

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Redação

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Integração, comunhão e união entre corpo e mente são os objetivos das posições de yoga. Originária da Índia, a prática já possui milhares de anos e diferentes métodos de execução. Entre seus benefícios, estão o alívio de dores generalizadas e o combate a doenças psicossomáticas, que se iniciam de forma psíquica e afetam o físico.

Qualquer pessoa pode se exercitar com as posições de yoga. De métodos mais simples, especiais para iniciantes, até os mais complexos, é possível melhorar as condições estéticas e definir o corpo. Intelecto, memória, autoestima e benefícios orgânicos são conquistados conforme o praticante se aprofunda nas técnicas.

Quer saber como você pode se tornar um iogue? Confira.

posicoes de yoga

Posições de yoga: Do iniciante ao avançado

Em casa, com bastante cuidado, você pode começar a praticar as posições de yoga. Alongue-se primeiro e separe seu colchonete ou tapete. Vista uma roupa leve e separe, no mínimo, 30 minutos para não se preocupar com nada. Permita se concentrar totalmente no corpo. Com algumas posições básicas, você já poderá ter uma noção da prática e de como iniciar.

Posição do guerreiro

Uma das mais famosas posições de yoga é conhecida por “guerreiro”, ou “virabhadrasana”, na língua sânscrita. Os iniciantes devem começar a praticá-la com a perna dianteira flexionada, com o pé direcionado à região frontal. A perna de trás deve ficar alongada com o pé perpendicular ao da frente. Deixe o corpo virado para a frente, os braços elevados e estirados e as mãos juntas.

No modo avançado do “guerreiro”, você deve deixar a perna da frente flexionada. O pé vai acompanhar a direção da coxa. Os braços ficam abertos para a frente e para trás. O rosto, você deve virar para frente. Deixe o olhar sempre focado nas mãos. Esse exercício melhora o desenvolvimento da caixa torácica, a abertura dos quadris e a força das pernas.

Posição do barco

Para os iniciantes, essa posição é feita sentada com apenas os dedos apoiados no chão, se necessário. Levante as pernas, levemente dobradas, formando uma letra V com o corpo. Mantenha-se nessa posição sem bloquear a respiração, mas contraindo a barriga para fortalecer o abdominal, as costas e as pernas. Olhe para a ponta do nariz.

Para fazer essa posição no modo avançado, levante e estire bem as pernas, esticando os braços para a frente, mantendo-os paralelos ao chão. A posição do barco também é conhecida por “Navasana”, em sânscrito.

Yoga faz bem para quem?

Todos podem fazer as posições de yoga. Cada público é beneficiado de alguma forma. No caso das gestantes, por exemplo, elas conseguem manter o corpo forte e flexível para aguentar o peso extra e driblar sem estresse as alterações hormonais.

Nos idosos, a prática evita lesões nas costas e fortalece a musculatura, além de combater osteoporose, problemas cardiorrespiratórios e doenças típicas do avanço da idade.

Muito além dos benefícios mentais, já que exige total concentração e foco, a yoga também beneficia muito o corpo. Os exercícios começam leves e, conforme adquire-se flexibilidade, é possível aumentar a intensidade de modo a ganhar músculos e resistência física com a prática.

Que tal praticar? Conte o resultado para nós! E não esqueça que você sempre encontra novidades de atividades físicas aqui no Vivo Mais Saudável.

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